Como ajudar meu filho na hora de estudar


Os horários dedicados ao estudo e a execução de tarefas escolares diferem muito de família para família, mas o acompanhamento dos pais é um detalhe que faz toda a diferença. A mãe, o pai, o irmão mais velho, quem esteja por perto, pode colaborar.

É aconselhável ajustar um local da casa para ser o espaço do estudo, de preferência um lugar claro, silencioso e  organizado. Mesa, cadeira, livros, canetas, lápis e papel, tudo próximo do estudante.
Fazer um horário e tentar cumpri-lo estabelece um limite de tempo e separa as atividades, o resultado é um controle e uma maior produção. Sem exigências irracionais, mas tentar colocar uma rotina de estudos para os pequenos, faz deles desde cedo ligados à disciplina.

Ainda mais importante, quando a criança faz atividades extra escolares, como um curso de línguas ou uma atividade esportiva. Um calendário colorido e interativo, ou seja, com espaços para a criança escrever, pode ajudar na administração do seu tempinho. Colar na parede do quarto e tentar relacionar as atividades do dia com estrelinhas de conquista a cada tarefa cumprida é uma forma de valorizar cada passo dado.
Ensinar que um pouco de estudo por dia, vale mais do que estudar na véspera das provas, que o exercício resulta no conhecimento mais aprofundado de cada matéria escolar, e que, todo o empenho vai valer para a entrada na faculdade escolhida, quando a hora chegar.

Elogie os resultados e mostre que com paciência e esforço o desfecho será compensatório, férias mais longas, por exemplo. A cada nota acima da média, um parabéns, e a cada fracasso mostrar que é possível recuperar a nota vermelha do boletim, desde que trabalhe para isso.

Incentive o filho a tirar dúvidas em sala de aula e durante as tarefas de casa conversar sobre o que tem aprendido em sala e o que tem feito de atividades. A interação com a família faz uma grande diferença na vida escolar do aluno, não é só a escola que tem a missão de cooperar com o aprendizado da criança.

Respeite o relógio biológico da criança, algumas quando chegam da escola sentem a necessidade de dormir um pouco, principalmente as que acordam cedo, após o descanso, a cabecinha vai estar mais descansada para dedicar umas horinhas nas tarefas e nos compromissos escolares, TV e videogame só depois que cumprir as ações do dia, nada de acumular.


1 comentários:

  1. Olá Juliana...

    O seu post foi publicado como os melhores da semana, lá no blog Mamães em Rede, venha conferir!!!

    http://www.mamaesemrede.com/2014/06/os-melhores-da-semana.html

    beijos Carol Meoli, equipe MR

    ResponderExcluir

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia