Hora de ler com as crianças

Quando a fase posterior à formatura do ABC chega, em que o aluno já estar apto a ler sozinho, escrever com facilidade, começa a conhecer mais o mundo das letras através da leitura e dos livros que chegam em suas mãos. A compreensão textual começa a se desenvolver e o enredo toma forma e sentido.
Neste período  é de suma importância investir no gosto pela leitura, já que a ânsia de conhecer o novo é um sentimento próprio desta etapa e a leitura pode seu um grande atrativo, desde que a criança tenha oportunidade de construir esse contato.
Não há o que temer em começar também a incluir aos poucos o ensino de uma língua estrangeira. É bom lembrar que a cabecinha da criança tem, digamos, ‘espaço’ para novas informações e devemos explorar essa vantagem. Jogos de inglês na internet é uma ótima dica, além de não ser um começo pesado que exige muito, é divertido e inclui vários temas como vocabulário e pronúncia.
O uso de tecnologia pode também ser vinculado ao aprendizado, não se limitar a video-games, porém a leitura de livros interativos, filmes educacionais e exemplificações de matérias da escola são facilmente melhoradas através de recursos eletrônicos.
Outra forma de ajudar na construção da afinidade dos filhos com a leitura é visitar livrarias e bibliotecas, algumas instituições têm programa de empréstimo de livros gratuito ou cobram um pequena taxa. Já as livrarias possuem programas de contação de histórias, encontros de leitores mirins e outras atividade que envolvem crianças e adolescentes no universo da literatura.
Podemos dizer que ler é saúde, já que é um dos melhores exercícios para o cérebro. Muitas doenças na velhice acarretam falta de memória, a leitura é uma prevenção. Quanto antes desenvolvida mais a mente se mantem ativa e desacelera a queda das funções cognitivas. É uma maneira de investir na saúde das crianças e prevenir déficits de memória no futuro e assegurar uma qualidade de vida melhor.
Com o hábito da leitura em dia, os jovens têm melhor resultado no funcionamento intelectual, nas atividades de raciocínio da escola, na linguagem falada e escrita além de possuir uma variedade de assuntos frescos na mente o que ajuda na conversação diária e na resolução de questões didáticas e por fim, ajuda nos exercícios de redação.


Você incentiva seus filhos a gostarem de ler?

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia