CANSEI DE SER CRENTE – QUERO SER SERVO! (ACHO QUE ME CANSEI TAMBÉM)

A palavra CRENTE virou moda. Assim como EVANGÉLICO se tornou popular. Um dia desses pregava em minha igreja e comentei que no tempo em que eu era criança, me batizei aos nove e já tenho 65 anos, os crentes eram identificados pelo nome de “bíblia”. Se lembram disso?
Ah! Como eu tinha raiva dos meus colegas de escola, que me cutucavam ao saber que eu era um “bíblia” e eu até brigava com alguns. E agora, em pleno terceiro milênio, eu me vejo abençoado por ter sido chamado de bíblia. Éramos chamados de “bíblia” porque naquela época a gente andava com a Bíblia debaixo do braço e com seus ensinos no coração e na cabeça. Bons tempos aqueles.
Passei por muitas mudanças no seio da igreja brasileira. E olha que sempre fui um precoce atuante, pois aos 16 anos de idade já fazia parte da liderança jovem do meu Estado(Convenção Batista Carioca). Vivia sempre envolvido com as programações, convenções, congressos e até confraternizações entre outras denominações históricas (Metodista,Presbiteriana, Congregacional, Assembléia de Deus-vamos considerar também) e as Igrejas Independentes. Conhecí muitos líderes evangélicos e com eles aprendi muito. Houve um tempo em que nossa juventude era atuante e evangelista, mesmo durante as mudanças radicais a nível sociológico por que passamos – tempo de transição nas artes, bossa-nova, tropicália, drogas, sexo e rock’and roll, iê iê iê e tantas outras) - Vencemos incólumes essas anomalias da modernidade, não nos conformamos, tudo isso porque éramos CRENTES!
Mas hoje, na primeira década do terceiro milênio, me vejo ameaçado como CRENTE e estou cansado. Cansei de ser “crente”! 
E vou dizer prá todo o mundo porque cansei de ser crente:
Cansei de ser crente – porque a idéia que se tem de crença hoje não difere em nada daquele que crê no diabo, nos mitos, nas quiromancias, nos horóscopos, na numerologia, na reza, no sacrifício, nas orações. Vale tudo! Eu não posso me esquecer que, quando era gerente de uma Tv no Rio de Janeiro, fui pegar um contrato em uma “igreja de crentes”. O contrato era valioso, significava a programação de toda a madrugada. Ao ser recebido pela secretária do pastor responsável ela me levou à seu Gabinete, sem antes passar por algumas salas de onde vinha um forte cheiro de arruda. Perguntei ao pastor – pra quê tanta arruda? Ele me respondeu: “É para as pessoas levarem para casa, deixa uma oferta e levam para espantar os maus olhados, encostos e etc... E hoje, temos quatro grandes reuniões, não sobra nada!” Finalizou o “colega”.
Cansei de ser crente – porque banalizou-se a idéia de que ser seguidor de Jesus é para “Se dá bem na vida”. Por esta razão templos vivem lotados de pessoas que querem por que querem ser “crentes” e comprar um carro novo, ou uma casa, ou um iate, ou ter um mega-emprego. Esse negócio de ser cauda já era! Eu quero ser cabeça. Quem disse que crente tem de morar em cortiço? Crente tem de morar em condomínio de luxo e se possível ter uma grande empresa. E mais... crente não é para sofrer. “Pare de sofrer!” esta é a frase que ressoa nos quatro cantos da cidade. Nem pensar em ter câncer, AIDS, ou qualquer doença crônica. Ser crente é para ser curado imediatamente. Por esta razão os cultos para crentes agora passaram a ter nomes marqueteados – Tem o da Libertação, o da Curas e Milagres, o da Prosperidade, o do Descarrego, o da Unção do Casal, e por aí vai – Um para cada dia da semana ou hora do dia.
Cansei de ser crente – Porque ser crente hoje tem de estar na mídia obrigatoriamente, e mais, tem de ser “adorador”(essa palavra merece exegese). Passei por todas as transformações possíveis na área da música sacra em minha época. Sempre gostei de cantar. Já viajei muito com um grupo cantando aqui e acolá, até sofri acidente de carro fazendo isso. Fazia para evangelizar, eu e meus companheiros. Viajáva-mos na sexta à noite e retornáva-mos no domingo após o culto e ainda pagáva-mos as despesas de viagem (rara era a igreja que nos dava alguma oferta). Na década de 80, quando o fenômeno musical das coreografias invadiu o mundo (Greese, Michael Jackson, etc...) começaram a surgir os primeiros grupos populares dentro das igrejas e o sacro passou a ser chamar GOSPEL(que até o meu neto mais novo sabe que é EVANGELHO). E aí tudo começou. Os outros grupos que existiam foram sendo diminuídos e até se extinguiram e a “tchurma do Gospel” tomou conta. De GOSPEL mesmo muito pouca coisa tem – bastou ser do sambão, do funk, do Rock, ou pula e grita, “entrou na igreja”, é CRENTE! O negócio é alcançar a mídia e hoje nada é diferente, onde acontece uma comemoração na cidade lá está misturado o “Show Gospel” com o profano, o crente está presente e a moçada pula e canta até o dia amanhecer. É fácil ser crente dessa maneira.
Cansei de ser crente – Porque ser crente hoje não precisa mais ter compromisso com a ordem máxima da igreja. Não resta dúvida de que precisamos aperfeiçoar os nossos métodos, rever nossas ações, oferecer alternativas, mas para ser crente hoje não se exige freqüentar EBD, ou cultos de Estudos Bíblicos, ou o próprio culto da Igreja, onde o pastor deve falar, no máximo, 20 minutos, porque o negócio é louvar... louvar... louvar... (prá não dizer – dançar... dançar... dançar...). O Evangelismo, que é a ordem mais ousada do crente, dada por Jesus, ficou em último plano. Se fôssemos perguntar aos milhares de crentes que pululam nos templos “quantos você já ganhou para Jesus?” eu acho que teríamos respostas as mais evasivas possíveis. Além de não termos compromisso com a Igreja, não temos com Deus. O crente de hoje vive uma vida completamente descompromissada com a Palavra de Deus. E aqui estão englobados os jovens e os adultos. Mentem, roubam, usam palavras chulas(até nos cultos), adulteram, fornicam, idolatram pessoas, mas os frutos do Espírito, que dizem ter como crentes, jamais se manifestam.
Por tudo isso, cansei de ser crente, quero ser um Servo!
Quero me assemelhar à Jesus: “Eu vim para servir e dar a minha vida em resgate de muitos”.
Quero ser igual à João Batista: “Importa que Ele cresça e que eu diminua.”
Quero ser como Paulo disse: “Seja a atitude de vocês a mesma de Jesus, que embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser SERVO...”
Eu quero ser como Samuel: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”.
Eu cansei de ser crente. Quero ser um SERVO! Um escravo de Jesus. Assim é que se Ele me chamar direi como Elias: “Eis-me aqui, envia-me a mim!”
Grandes nomes na hieraquia episcopal estão surgindo nesses dias: Apóstolo, Bispo, Pai-Apóstolo e outros, mas SERVO, nunca! Ser SERVO é ser um escravo, e quando um escravo pode ter um avião? Um Iate? Uma casa de 5 milhões de dólares? Ou uma conta em um paraíso fiscal?
Em um tempo em que ser crente se transforma na locupletação de todos os nossos desejos e ânsias de prosperidades na vida material e pessoal, eu me cansei de ser crente. “Quero ser leal a Jesus Cristo, viver para Êle e servi-lo sempre. Terei uma vida pura, direi sempre a verdade, corrigirei os meus erros, seguirei a Cristo, o Rei, se assim não fôr, para que nasci? “


(*)Flavio Lima é pastor da Igreja Batista em Balneário das Conchas-São Pedro da Aldeia-RJ. Formado em Jornalismo e Marketing pela ESPM, Bacharel em Teologia pelo Seminário Betel-RJ, Especializou-se em Liderança Avançada pelo Haggai Institute, Singapura, Professor do Seminário Teológico da Região dos Lagos. Foi Produtor e apresentador do programa REENCONTRO(Rede Brasil) e atuou por mais de 30 anos com o Pr. Nilson Fanini em Cruzadas de Evangelização no Brasil e no mundo.

3 comentários:

  1. Uma palavra forte como essa certamente nos chama ao compromisso.
    Deus é fiel,nós também temos que ser!!!
    Tenha um fim de semana abençoado.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Só o mover do Espírito santo em nossas vidas pode nos dar tamanha valentia para levantarmos nossa voz e dizer uma basta as armações do inimigo... Está pregação me fez lembrar a história de um cientista que colocou uma rã numa panela de água fria e a ela nadava tranquilamente enquanto a água começava a esquentar, porém ela como era uma processo lento ela foi se acostumando, no entanto quando a água chegou a uma temperatura perigosa a rã não tinha mais forças para saltar de lá e foi cozida...
    Boa palavra e que acima de termos uma religião, tenhamos Jesus fazendo morada em nossos corações!!!
    Abraços Juliana e saudades...

    ResponderExcluir
  3. paz amada!
    minha irmã, lendo esse texto creio que Deus tem me confrontado, tenho ouvido meu Pastor falar a mesma coisa , talvez em outra palavras mas com mesmo sentido,
    concordo com tudo que li ,
    gostaria muito que todos os que se dizim seguidores de Jesus Cristo , pudessem também ler essas palavras de verdades , pois pra nos o mais importante deveria ser a santificação , devemos ser o mais santos possivel,
    a Graça do Senhor e a Sua presença tem que nos bastar ,
    muito obrigada por compartilhar tanto amor .
    que Deus te abençoe.
    Angela.
    bjsss.

    ResponderExcluir

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia