PALAVRA DE INCENTIVO

O primeiro passo para você ser um bom professor da E.B.D. [Escola Bíblica Dominical], é você ter amor pelo que faz.

Deus te escolheu para essa obra tão especial, e não se preocupe Ele vai te capacitar.

No entanto você não deve se mostrar fraco diante das adversidades; [ler Prov. 24.10].

Tenha fé que Deus é contigo. O trabalho de evangelização infantil não é fácil, na obra de Deus, nada é fácil. Muitas vezes o inimigo tenta nos desanimar, e começamos a olhar as inúmeras dificuldades, tanto do ambiente em que trabalhamos, quanto de nossos alunos, e ate de nos mesmos, mas tenha em mente que Deus capacita os chamados, e Ele te chamou. Você é especial, tenha força de vontade e ponha o seu coração no que você faz, e Deus vai te abençoar.

Antes de começar a planejar a sua aula você precisa de algo essencial:

Organização

Se você quer uma aula e uma sala organizadas, você deve se organizar primeiro.

Organize seu material

Tenha sempre em mãos o que você vai precisar na sala de aula.

ü As figuras bem recortadas e enumeradas na seqüência certa. Se possível faça um suporte diferente para as figuras.

ü Tenha sempre em mãos um caderno com os corinhos que você conhece para facilitar, e leve sempre em mente os corinhos que você vai cantar com eles.

ü Quando puder faça um cartaz com o versículo da lição. Esse cartaz depois pode ser fixado na parede ou pode ser dado ao aluno que disser o mesmo de cor.

ü As fichas do secretario da E.B.D. devem já estar prontas, traga já feitas de casa com o nome da classe, e os outros dados.

ü O material para a atividade especial também deve estar pronto.

ü Tenha sempre em seu material lembrancinhas para os visitantes, ou para aqueles que se destacaram em algo.

ü E, é claro falando de organização, não se esqueça de chegar cedo, afinal você é o exemplo. Eduque-se para chegar no horário.

ü Para que seus alunos sejam organizados, você deve sempre estar lembrando eles de suas responsabilidades sendo:

§ Chegar cedo

§ Trazer oferta

§ Trazer a Bíblia

§ Fazer silêncio na sala e na igreja

§ Não sair antes da benção apostólica

§ Não sair da sala sem pedir

§ Sair um de cada vez na sala

Planejamento de aula

  1. Ore a Deus.
  2. Leia a lição e a Bíblia. Não leia apenas a referencia indicada na lição, leia também o contexto para você saber mais sobre a história.
  3. Medite. [Encontre o alvo]
  4. Prepare os visuais ou os objetos da história dos corinhos ou do versículo.
  5. Prepare a atividade especial.
  6. Confira as fichas do secretário da E.B.D.
  7. Confira as lembrancinhas para os visitantes
  8. Ore novamente.

I. Faça a oração inicial. [5 min.]

Se possível peça para uma das crianças fazer esta oração, e não se esqueça de incentivá-la depois.

II. Louvor. [15 a 20 min.]

De vez em quando os lembre da importância do louvor. Dê oportunidade para que alguém cante um hino sozinho.

Obs. Você pode fazer a chamada antes ou depois desse período.

III. Versículo. [5 a 10 min]

Você pode optar se você quer ou não que seus alunos decorem o versículo. Se for um versículo muito extenso ou sem sentido, não há necessidade de se decorar. Para a criança aprender o versículo ela precisa entendê-lo. Explique as palavras complicadas, e o que o versículo quer dizer.

Para incentivar mais a memorização dê um brindezinho.

IV. História. [10 ou 20min.] dependendo da idade.

Algumas dicas para você contar uma boa história:

§ Escolha o alvo, [o que você quer que a criança aprenda].

§ Leve algum objeto que faz parte da história, para ilustrar, se esta falar de algum alimento, melhor ainda, leve o alimento, e ao final distribua entre eles, você vai ver que eles vão adorar!

§ Uma boa opção é você se disfarçar do personagem da história, e contá-la do ponto de vista deste.

§ Para melhor resultado da aplicação do alvo da história, é bom você ir passando a os poucos, no decorrer dela, principalmente no clímax, pois no final você pode não ter a atenção desejada. Uma sugestão, é você fazer uma oração ao final da história para reforçar o alvo.

§ Não tolere conversas paralelas durante a história.

§ Se possível não deixe ninguém sair da sala enquanto você estiver ensinando.

§ Não pare a história para dar ser da lição. Em raras exceções você pode contar outra história.

V. Atividade especial. [20 a 30 min.]

É recomendável sempre preparar alguma atividade extra para seus alunos, pode ser a execução da lição, mas não deve ser sempre apenas esta a atividade, varie um pouco, crie uma brincadeira ou alguma atividade que seja diferente. Para que a aula não se torne uma rotina.

Aqui vão algumas sugestões:

§ Colagem de lã, bolinhas de papel, grãos de comida, palitos, areia e etc.

§ Massinha de modelar. [você pode aproveitar para pedir para fazerem algo relacionado à lição]

§ Dobradura.

§ Jogos.[trilha, jogo da memória e outros]

§ Brincadeiras. [dança da cadeira, terra ou mar, estatua, e outras]

§ Pescaria.[ Com perguntas da lição.]

§ Desenhos.[ desenhe você, desenhe a sua família, desenhe o que você quer ser, desenhe uma parte da história...]

§ Faça uma mini gincana bíblica com perguntas e brincadeiras valendo pontos.

§ Para avaliação da lição, você pode pedir que eles façam uma dramatização, ou pedir para que alguém venha à frente recontar a história.

IV Encerramento. [5 min.]

Arrume a sala [com a ajuda deles], faça a fila, dê as ultimas recomendações.

1 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR, AMADA.
    É,REALMENTE, AS VEZES FICAMOS DESANIMADOS,OS ALUNOS PARECEM ESTAR EM OUTRA DIMENSÃO. VEM A VONTADE DE ABANDONAR, MAS DEUS NOS FALA COMO ELE QUER DA MANEIRA QUE ELE QUER.OBRIGADA POR ESSA PALAVRA DE INCENTIVO.DEUS FALOU AO MEU CORAÇÃO,É ELE QUEM ME CAPACITA E EU TENHO O CHAMADO.
    UM GRANDE BEIJO EM SEU CORAÇÃO, DEUS ABENÇOE.

    ResponderExcluir

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia