DINÂMICAS

Falso ou Verdadeiro

Procedimento:Entregue a cada pessoa uma folha de papel e uma caneta.
Faça algumas perguntas de caráter pessoal que devem ser respondidas corretamente pelos integrantes do grupo. Cada participante deve escolher uma das questões e dar resposta falsa, porém de maneira muito convincente para que os demais não desconfiem. Quando todos tiverem terminado, cada pessoa deve ler suas respostas em voz alta e o grupo deve apontar quais são verdadeiras e que é a falsa. Peça que expliquem o por quê de sua opinião, para verificar o quantoa pessoa é de fato conhecida pelas demais.


Possíveis perguntas:
Pessoa famosa com quem gostaria de conversar ?
Maior susto que já levou na vida ?
Esporte a que mais gosta de assistir na televisão ?
Livro que mais apreciou nos últimos 6 meses ?
Uma "peripécia" da infância ?
País ou cidade que mais deseja conhecer?
Tipo de música que prefere ouvir quando está sozinho?

Aplicação com o grupo
Na vida cristã é necessário discernimento para poder diferenciar entro o falso e o verdadeiro - Mt.7:15,16

Comprimidos para fé

Material : Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)
Coloque três copos com água sobre a mesa.Pegue três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.Peça a atenção do grupo e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada.Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água.Estimule a discussão com o grupo, com questões como:Qual dos três comprimidos+copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse?Com qual dos três se parece a minha relação com Deus? Eu permito que ele aja "sem embalagem" ou eu o deixo do lado de fora?Com qual dos três eu me pareço quando levo minha fé para fora da igreja?etc..
Textos bíblicos que você pode relacionar:
Parábola do semeador (Mc 4.1-9; Mt 13.1-9; Lc 8.4-8)
Parábola da candeia (Mc 4.21-25; Lc 8.16-18)
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15)
"Vós sois o templo onde habita Deus""Eis que estou a porta e bato" (Ap. 3.20)

Círculo Fechado

Desenvolvimento: O professor pede a duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica combinará que eles formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixarão de forma nenhuma os componentes que estão fora da sala entrar no círculo. Com os componentes que estão fora o professor combinará que eles devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa será interessante discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Compartilhar: Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos agido com as pessoas novas na igreja?

Palavra Iluminada

Tema: estudo bíblico, quebra-gelo
Duração: 30min.
Público: Adolescentes, mínimo 3 pessoas.
Material: Bíblia e textos selecionados previamente de acordo com o tema, uma vela ou lanterna.

A iluminação do ambiente deve ser serena de modo a predominar a luz da vela (lanterna), que simboliza Cristo iluminando os nossos gestos e palavras.Os participantes devem estar sentados em círculo de modo que todos possam ver a todos.A pessoa à esquerda do coordenador segura a vela. O coordenador lê o trecho bíblico inicial e o comenta.Após o comentário do trecho, a pessoa que estava segurando a vela se apresenta ao grupo, entrega a vela a pessoa a sua esquerda. Em seguida realiza a leitura de outro trecho da bíblia indicado pelo coordenador e faz seus comentários sobre o trecho.Este processo se realiza sucessivamente até que o coordenador venha a segurar a vela e se apresentar ao grupo. Então, o coordenador lê uma última passagem bíblica que resuma todo o conteúdo abordado nas passagens anteriores.Após a leitura desta passagem, os integrantes do grupo devem buscar a opinião do grupo como um todo, baseado nos depoimentos individuais, sobre o tema abordado. Quando o consenso é alcançado apaga-se a vela.Por último pode-se comentar a importância da Luz (Cristo) em todos os atos de nossas vidas.
Observação: Para grupos cujos integrantes já se conhecem, a parte relativa à apresentação pode ser eliminada da dinâmica

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia