PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O CULTO DO DIA DAS MÃES

Muitas pessoas estão pedindo programação para o dia das mães, recebi esta por email e estou repassando! Espero que sirva e faça que este dia seja muito especial!

Abertura:

Dois locutores: Juvenis
A: É com muita satisfação que estendemos a todos os presentes, em especial, às nossas queridas mães, o nosso cordial boa noite!
B: Este é um dia especial. Um dia de festa, alegria e gratidão. É o dia para celebrar e homenagear àquela que sempre nos faz sorrir, sonhar, nos faz melhor do que somos...nossa MÃE!
B: Se temos conta com o médico, o supermercado, o pedreiro, no cartão e outros fornecedores, eles habitualmente nos enviam a conta cada fim de mês, e se os pagamentos não forem periodicamente quitados, provavelmente pagaremos juros ou teremos o crédito suspenso...
A: Quem de nós já recebeu uma conta de nossa mãe pelos seus serviços prestados?
B: Nenhum recebeu nem receberá, porque nossa mãe não mantém anotado nenhum débito contra nós, nem traz a lembrança de nossa grande dívida para com ela.
A: Talvez seja esta uma das razões porque nos esquecemos do quanto realmente lhe somos devedores. Isso explica porque, muitos de nós, não temos consciência de quão grande é a nossa dívida.
B: Nessa noite, não temos a pretensão de lhe pagar, mamãe, por tudo quanto fez e fazes por nós. Queremos apenas trazer-lhe uma oferenda de amor e carinho, demonstrando assim, o que você representa e vale para nós!
¨ Entram 2 crianças do Rol do Berço ou do Jardim e declamam:
1- Bem vinda és, mamãe querida!
O dia hoje é todo teu!
A ti devemos a nossa vida,
Supremo dom que vem do céu!

2- Vem receber nossa homenagem
Ainda que seja fraca imagem
Na tela imensa do teu amor
Damos-te pois, ó mãe amada,
A homenagem mui esperada e um
Sincero preito em teu louvor!


Poesia:

Esta poesia abaixo pode ser declamada ou apresentada em forma de jogral pelos adolescentes. Deve ser bem ensaiada para ficar bem bonita e compreensível:

Minha Mãe
1. Você foi aquela cujo coração pulsou de amor por mim antes mesmo que eu nascesse.
2. Você foi quem me apresentou as melhores companhias: o Riso, o Canto, o Adormecer e o Amor.
3. Você dirigiu os meus primeiros passos,
2. E me ajudou a levantar quando eu caía, me encorajando a pisar firme neste mundo de más
inclinações.
1. Você me enxugou as lágrimas,
3. E quantas vezes beijou os meus machucados para que eu parasse de sentir dor!
2. Confortou-me em todas as minhas tristezas e acalmou-me nas horas de medo e temor.
Todos: Você me ensinou a sorrir e a cantar!
1. Você me ensinou a ver:
3. O significado da bondade,
2. E me ensinou também a perceber como o amor transforma pequeninas coisas em maravilhas jamais
sonhadas.
1 e 3: Você me ensinou a ver:
2. Quão sublime é o esplendor da fé que repousa na religião verdadeira, iluminando assim o meu
caminho e de todos os teus filhos.
3. Você me ensinou a ver:
1. Quão sublime é um rosto quando este está voltado para Deus.
2. Você me ensinou a orar,
3. E me inspirou de tal modo que pude elevar o meu olhar, tirando-o da Terra e erguendo-o até o Céu.
1.. Você é tão meiga!
3. Você é tão gentil!
2: Você é amorosa!
Todos: Jamais poderei retribuir-lhe o bem que me fez.
3. Só a você pertence este dia!
1. Obrigado por tudo!
2. Desculpe-me por tudo.
Todos: Quem é você? ....
Todos: Você é a Minha Mãe!!!

Teatro:

A MÃE SÁBIA E A MÃE PRUDENTE

I CENA – ( Duas mães com bebês no colo conversando)
Narrador: Elas sonham com o presente. Na alegria de seu coração elas cantam com os lábios cheios de amor e carinho. Com este canto de amor e paz, o lar se enche de harmonia. Quem será a mais feliz?
Mãe Sábia: Ah! É como é bom ter um filhinho! Vou orientá-lo como jóia de alto valor. Eu estarei sempre ao seu lado, mostrando-lhe os perigos e alegrias da vida.
Mãe Imprudente: Eu quero para meu filho todas as riquezas do mundo. Ensiná-lo-ei a receber aplausos da humanidade, a subir alto e a ser o astro da família.

Narrador: Quem será mais feliz? A mãe sábia, que irá dar ao nené conhecimento da vida ou a mãe imprudente que irá ensiná-lo a receber glórias e riquezas?

II CENA – ( Duas mães com crianças do Rol do Berço )
Mãe Sábia: ( Fazer conforme a narração)
Mãe Imprudente: (Fazendo as unhas, enquanto o filho folheia uma revista)
-Filho, já brincou bastante? Quer olhar outra revista? Hoje não tenho tempo para ensinar para você coisa alguma. Vou sair com seu pai e devo me apressar. Vou procurar uma babá para você. Vamos, tenho de ir na casa de uma amiga e depois pegar meu vestido novo na costureira! Hoje você tem que ir para a cama cedo! Está bem?!

Narrador – As plantinhas do jardim da vida destas mães cresceram normalmente. Uma, porém, dá ao seu filho não só lições de vida, mas principalmente, dedica-lhe o tempo que dispõe com paciência e amor, para desenvolvê-lo em todos os aspectos.

III CENA – ( As duas mães lavando roupas ou arrumando a casa. Crianças do Jardim da Infância)
Mãe Sábia: Quanto trabalho por fazer! Devo me apressar, caso contrário não conseguirei terminar o almoço, e logo meus filhos chegarão com muita fome! Como fico feliz ao vê-los entrar em casa, suados e alegres depois de uma boa manhã de aulas. Sinto-me alegre também porque sou forte, saudável e apesar do cansaço, ser mãe é tão bom! Graças a Deus porque posso fazer o melhor por minha família! (Os filhos chegam da escola e vêm correndo abraçá-la, depois de algum tempo saem e ela faz gestos de quem cozinha o almoço)
Mãe Imprudente: Sempre eu! Tudo eu! Não aguento mais! Todo dia é a mesma coisa: lavar, passar, limpar, cozinhar...Que chatice! Que cansaço! Lá fora o dia está lindo! Eu bem que poderia estar na praia ou no Shopping! Preciso urgente de uma empregada porque para mim não dá mais! (Olha o relógio) Ah, não! E essas crianças vão chegar já, já! Eu acabei de limpar, eles vão é sujar e bagunçar tudo de novo!
(Os filhos chegam gritando, largando suas coisas e nem olham para a mãe, que faz gestos de ameaça e ira)

Narrador – Enquanto os braços da mãe imprudente trabalham, seus pensamentos enchem-se de amargura e ela só vê tristeza ao seu redor. Seus olhos estão cegos para a beleza da vida e para aquilo de bom que poderia ser para a sua família. A mãe sábia porém, bendiz suas mãos fortes que tanto podem fazer pelos seus filhos. Toma tempo cada dia para orar e estar com Deus, apesar da correria, sabe o que é mais importante. Seus lábios cantam enquanto trabalha. Sabe que sua missão é a mais sublime de todas, pois está cuidando da herança do Senhor!
(OBS.: Não esqueça de colocar um fundo musical em cada uma das cenas)

IV CENA – ( Mãe sábia rodeada de 3 crianças: uma com vassoura, uma lavando a louça e a outra tirando o pó. Podem ser crianças dos Primários e Juvenis)
Mãe Sábia: Meus filhos, cada um tem o seu dever e precisa fazê-lo da melhor maneira. Como me sinto feliz ao vê-los querendo aprender para serem meus ajudantes bons!
Um Filho: Obrigado, mamãe. Gostamos muito de ajudar você. Assim, terminaremos tudo num instante, e depois poderemos ir brincar. Então, a senhora poderá descansar um pouco.
Mãe Imprudente: ( Está arrumando a casa sozinha e seus filhos olham de longe, indiferentes a seus apelos)
-Venham me ajudar! Estou tão cansada! Será que não percebem que não agüento fazer tudo sozinha?
Filha Maior: Ah não, mãe! Nós tivemos muitas aulas hoje, não queremos fazer mais nada. Afinal, não é só esse o seu trabalho aqui em casa? Deixe a gente descansar! ( A filha menor pega a vassoura para ajudar, mas logo sai correndo assustada quando a mãe começa a reclamar)
Mãe Imprudente: (Brava) – Está bem! Vão descansar! Mesmo porque vocês não sabem fazer nada direito e eu vou demorar mais ainda. Vão, vão brincar!

Narrador: Todos os filhos gostam de ajudar. Sentem-se felizes ao poder tomar parte dos afazeres de sua mãe e receber dela palavras bondosas de elogio e agradecimento. Eles, os filhos, precisam de amor e estímulo para desenvolverem o senso de ajuda e participação no trabalho em família.
Muitas vezes os filhos são criticados pelas menores falhas. A mãe imprudente se zanga facilmente e logo os repreende. Ela se esquece de que ninguém nasce sabendo, que eles precisam aprender aos poucos. Assim, se esquece também de fazê-los dividir seu tempo entre trabalho, escola e lazer para que possam usufruir da união gostosa que deve haver entre pais e filhos.

V CENA - ( Mãe imprudente com a filha adolescente ou jovem toda mal vestida e relaxada, arrogante. Ela chorando:)
Mãe Imprudente: Filha, o que foi que aconteceu com você? Por onde você andou? Por que nos abandonou sem nenhuma explicação? Volte para casa, filha, e fique conosco!
Filha:( Com bastante entonação na voz: raiva, dor, tristeza)
-Não, mãe! Foi você que me abandonou! Desde pequenina fui deixada de lado, trocada ás vezes pela tv, seus amigos, o trabalho, seus interesses! Não tive um guia que me mostrasse o caminho certo, que me ensinasse na vida prática os preceitos de Deus. Caí e nem sei como me levantar. Andei por caminhos tenebrosos. Sei que sou fraca nas lutas e tentações e não tenho fé para me erguer, me sustentar. A minha vida não tem sentido e nem alegria, acho que não tenho nenhum valor.

Narrador: Esta moça deveria ser a alegria e realização de sua mãe, mas é apenas o seu grande e imenso sofrimento.

IV CENA - ( Mãe sábia está sentada com seu filho jovem ao lado. Os dois conversam animadamente.)
Mãe Sábia: ( Abraça ou segura nas mãos do filho)
-Filho, como você me faz feliz! Veja, já é um rapaz. Estuda, trabalha e sempre consegue tirar um tempinho para conversar comigo! Bom, valeram as minhas orações e todo o trabalho. Veja só este verso em minha Bíblia: “Ensina ao menino o caminho em que deve andar e até quando for velho, não se desviará dele.”
Filho – Sim, mamãe! Quantas vezes eu a vi orando por mim e como me sentia feliz por isto! Você e papai me mostraram o rumo certo, o caminho de uma vida vitoriosa, pois me mostraram a Bíblia, sempre com muito amor e bondade. Você não sabe o quanto eu lhe sou agradecido por isto! Mamãe, eu a amo cada vez mais!

Narrador: A mãe sábia é tão feliz! Seu filho não se perdeu, porque ela desde cedo, se preocupou em lhe mostrar o Caminho. Ajudou-o a encontrar a Jesus, o Amigo certo em todos os momentos da vida. Não foi fácil para esta mãe. Ela teve que trabalhar, orar, se esforçar cada dia. Mas hoje, seu filho segue alegre e feliz, agradecido por tudo que sua mãe lhe fez. Ela vive mais feliz ainda que ele e anseia logo estar no Lar Eternal para responder a Jesus: “ Aqui está, Senhor, os filhos que a mim confiou!”


Encerramento:
TEMPO DE HOMENAGEAR

Sim, amigos e irmãos, poucas influências são tão duradouras como a influência de um lar cristão, onde reina o amor, onde as várias gerações são unidas pela fé de uma mãe temente a Deus.
Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a quem te deu a luz.” Prov. 22:22 e 25
Façamos nossa a oração de um autor desconhecido: (Música de fundo) “ Ó Deus, louvamos-Te e agrademos-Te pelo ministério da doce maternidade na vida humana. Damos-Te graças por nossas queridas mães que edificaram nossas vidas pelas suas; que nos trouxeram à existência e nos amaram antes mesmo do nosso nascimento. Nos amamentaram e nos abrigaram na segurança de seus braços. Damos-Te graças por seu incansável amor, por suas orações constantes, pela agonia com a qual nos acompanharam em meio às nossas aflições e nos receberam outra vez depois de andarmos errantes. Perdoa-nos se temos abusado desse amor sem devolver-lhes a ternura e o sorriso que pediam como únicas recompensas. E se ainda temos o precioso tesouro de uma mãe, permite-nos ajudá-la em sua debilidade, como elas o fizeram conosco. Amém.”

Cantar uma música especial

Entregar neste momento ou na saída um cartão ou lembrança para cada mãe presente.


REFLEXÕES SOBRE AS MÃES


“Mães são como finas peças de coleção – com o passar dos anos o seu valor aumenta” Autor desconhecido

“Como mãe, meu trabalho é cuidar do que é possível e confiar a Deus o impossível” Ruth Graham

“ Só existe uma criança bonita no mundo, e toda a mãe a tem” Provérbio inglês

“ O amor de mãe é como o amor de Deus; Ele nos ama não porque somos amáveis, mas porque amar faz parte da Sua natureza e porque somos Seus filhos.” Earl Riney

“Uma criança deve ser alimentada de leite e de elogios” Mary Lamb

“Através dos séculos nenhuma nação teve melhor amigo do que a mãe que ensinou seu filho a orar” Glen Wheeler

“Tudo o que sou ou espero ser devo a minha MÃE” Abraham Lincoln

“Qualquer mãe poderia executar o trabalho de muitos controladores de tráfego aéreo com facilidade.” Lisa Alther

“ A melhor escola – os joelhos de uma mãe” James R. Lowell

“ Mãe significa devoção completa, sacrifício ilimitado e amor que ultrapassa todo entendimento.” autor desconhecido.

“ Mãe é aquela que vê que há apenas quatro pedaços de torta para cinco pessoas e prontamente declara que jamais gostou de doces.” Autor desconhecido

“ Dentre todos os direitos da mulher, o maior deles: ser mãe!” Lin Yutango

“A mãe de um garotinho certa fez lhe contou que Deus é quem faz as pessoas serem boas. Ele olhou para ela e respondeu: Sim eu sei disso, mas as mães ajudam bastante!” Glen Wheeler

“Linda como era a face de minha mãe, ela se tornava incomparavelmente mais amável ao sorrir, e parecia realçar tudo acerca de si mesma.” Leo Tolstoy

"Maternidade é uma sociedade com Deus” Autor desconhecido

“ Lembro-me das orações da minha mãe e elas me têm seguido sempre. Elas se incorporaram a mim durante toda a minha vida.” Abraham Lincoln

“Um homem, dentre muitos, mantém-se firme porque sua mãe dobrou seus joelhos” Glen Wheeler

“Você pode fazer tudo da maneira mais correta como mãe, mas. se você não começar amando a Deus certamente falhará.” Alvin Griend

Programa compilado e adaptado por: Lucilene Lima Britis

29 comentários:

  1. OBRIGADO, estava precisando mesn]mo de idéias para o dia das mães.
    Bjs
    Iria

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO, estava precisando mesn]mo de idéias para o dia das mães.
    Bjs
    Iria

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO, estava precisando mesn]mo de idéias para o dia das mães.
    Bjs
    Iria

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada juli, pelas ótimas idéias... com certeza faremos muitas mães chorarem de emoção!!!
    elas merecem sempre o melhor!!
    e parabéns pelo teu blog, está simplesmente lindo, além d eútil, né?
    Q Deus continue a te abençoar... saiba q não foi em vão q Ele te fez!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Julina, estava procurando idéias para a programação do dia das mães e achei essa bem interessante, vou ussar essa e fazer algumas adaptaçoes. Que Deus te abençoe e te ilumine sempre! Fica com Deus!! bjOO

    ResponderExcluir
  6. Que Deus possa abençoa-la pelo trabalho que está realizando.Isto realmente é de grande importãncia.Amei a apresentação.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Que Deus possa abençoa-la pelo trabalho que está realizando.Isto realmente é de grande importãncia.Amei a apresentação.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Que Deus possa abençoa-la pelo trabalho que está realizando.Isto realmente é de grande importãncia.Amei a apresentação.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Que Deus possa abençoa-la pelo trabalho que está realizando.Isto realmente é de grande importãncia.Amei a apresentação.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Juliana,trabalho com as crianças em miniha igreja e só eu sei como suas idéias tem me ajudade,que o Senhor te abençoe a cada dia mais. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olha achei lindo as mensagens a peça as apresentações vai me ajudar muito a ter uma ideia para o culto de dia das mães!!!
    Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olha achei lindo as mensagens a peça as apresentações vai me ajudar muito a ter uma ideia para o culto de dia das mães!!!
    Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, amei tudo que encontrei aqui. Que Deus continue a te iluminar. bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, Juliana

    Interessantíssimo o seu blog.
    Aproveitei as ideias para o Dia das Mães na EBD.
    Com certeza, as mães vão apreciar muito a homenagem!
    Deus abençoe e aumente a sua criatividade cada dia.

    ResponderExcluir
  15. Muito boa essa programação do Dia das Mães, ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  16. muito boa essa ideia vou por em pratica na minha igreja esse ano!!!

    ResponderExcluir









  17. muito bom mesmo, a maioria dos nossos alunos a mãe deles não são evangélicas isso vai incentivar muitas mães a acompanharem seus filhos a igreja muito obrigado mesmo , e que deus continue abençoando a sua vida juliana que a paz dedeus esteja sempre com voçe






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que tem alguem dando em cima da juliana

      Excluir

  18. adorei a ideia e vou começar a preparar as crianças pra uma grande homenagem, afinal as nossas mães merecem... muito obrigado e que deus o abençoe sempre juliana.

    ResponderExcluir
  19. muito legal deus assim continui dando a cada um de vcs muita sabedoria e lembre-se jesus esta voltando

    ResponderExcluir
  20. juliana estava precisando mesmo de umas dicas para o dia das mães.que Deus te abençoe sempre.abraços.

    ResponderExcluir
  21. AMEI....MUITO BOA, ESTAVA PRECISANDO MUITO...VC MIM AJUDOU...MUITO OBRIGADOOOOOOOOOOOOOO.

    ResponderExcluir
  22. Que lindo programa!!!!!!
    Vai me ajudar bastante...
    Obrigado pelo seu trabalho ! :)

    ResponderExcluir
  23. Marlene..!!!! Valeu.. Com certeza vou fazer algumas adaptações em nosso trabalho local.

    ResponderExcluir
  24. O programa está muito bom! Parabéns por sua disponibilidade em partilhar!

    ResponderExcluir
  25. Muito bom, também gostei muito, principalmente da peça... obrigada :)

    ResponderExcluir
  26. um dia das mães bem segregador né! que pena!

    ResponderExcluir
  27. adorei essas ideias, são ótimas

    ResponderExcluir
  28. OTIMA PRORAMAÇÃO, PARABENS E OBRIGADO!!1

    ResponderExcluir

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia