RAINHA ESTER



Introdução: Sempre temos estudado sobre grandes homens da Bíblia que obedeceram aos princípios de Deus e foram abençoados. Mas o Senhor também usou e usa, até hoje, grandes mulheres que se dispuseram e dispõem a obedecer aos seus princípios. Nesta semana conheceremos uma mulher usada por Deus para salvar os judeus da morte. Seu nome é Ester e foi escolhida pelo rei Assuero para ser rainha da Pérsia, onde viviam os exilados judeus.
Contando a Estória: (SUGESTÃO: Passe o filme sobre a história de Ester)
Ester era uma jovem judia que foi escolhida pelo rei para ser sua rainha (Ester 2:12-18). Tinha um primo chamado Mardoqueu, que a criara desde pequena, pois não tinha pai nem mãe (Ester 2:5-7). Mardoqueu era judeu e, fiel aos princípios de Deus, não se prostrava perante ninguém, por isso atraiu sobre si e sobre todos os judeus que ali viviam a ira de Hamã, homem exaltado pelo rei acima de todos os príncipes, diante de quem todos tinham que se prostrar (Ester 3: 1-6). Hamã, para se vingar de Mardoqueu, foi ao rei e falou-lhe do povo judeu, que tinha leis diferentes de todos os outros povos e não obedecia às ordens dadas por ele. Em razão dessa desobediência, que o rei não os deixasse ficar ali, mas que os mandasse matar. Quando Mardoqueu soube desta ordem, rasgou suas roupas, vestiu-se de sacos e foi para a porta do rei, mas não o deixaram entrar. Ester soube do que estava acontecendo, mas achou-se incapaz de fazer alguma coisa, pois, apesar de ser rainha, só podia entrar na presença do rei quando este a chamava. Se entrasse sem sua ordem, poderia ser morta. Mardoqueu mandou-lhe dizer que se ficasse calada, certamente morreria junto com seu povo, pois também era judia e lembrou-lhe que talvez estivesse ali como rainha por providência de Deus para salvar seu povo. Ester mandou então que todos jejuassem por 3 dias, pois assim faria também, e depois entraria na presença do rei. Ao terceiro dia, Ester vestiu suas vestes reais e pôs-se diante dos aposentos do rei. Ao vê-la, o rei a chamou e perguntou-lhe o que queria. Ela então o convidou para um banquete juntamente com Hamã. Hamã já tinha mandado preparar uma forca para Mardoqueu ). Durante o banquete, novamente o rei perguntou-lhe o que queria e ela o convidou para um novo banquete. Neste segundo banquete, perguntou o rei a Ester, outra vez, qual era o seu pedido. Então ela lhe contou tudo o que estava acontecendo, denunciando Hamã como perseguidor do seu povo. Mandou então o rei que Hamã fosse enforcado na mesma forca que havia preparado para Mardoqueu e que fosse revogada a ordem de matar os judeus. Veja que, mais uma vez, o Senhor não desiste do Seu povo e providencia uma forma de salvá-los. Por sua providência, Ester foi escolhida para rainha da Pérsia e, através da sua vida, veio o livramento sobre todo o povo.
Conclusão: Deus não faz acepção de pessoas. Isto é, não tem preferência por homens ou mulheres, jovens, adultos, adolescentes ou crianças. Ele usa todos aqueles que estiverem dispostos a obedecer-lhe, todos os que tiverem o coração disponível para Ele e que lhe são fiéis.
Apelo: Seu coração está disponível? Quer entregá-lo ao Senhor? (ore com as crianças para que recebam ou confirmem Jesus como único, eterno e suficiente Salvador de suas vidas)

2 comentários:

  1. Oi minha amada irmã, tudo bem? Fiquei apaixonada pelo seu blog, apesar de não saber mexer muito bem com essas coisas, mas achei maravilhoso, tudo de bom.
    É algo de Deus, uma benção.
    Eu estava procurando algo sobre a rainha Ester e achei você, fiquei maravilhada. Que Deus continue a te abençoar ricamente, quero fazer parte também, será que é possível?
    beijos e a paz de Cristo, e uma ótima semana.Alessandra Oliveira

    ResponderExcluir

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia