AULA EBD - O NASCIMENTO DE JESUS

Verso Bíblico para memorizar: “Eu te amo, ó Senhor" Salmos 18:1 NVI

Texto Bíblico: Lucas 2:1-20; Mateus 2:1-12; O Desejado de Todas as Nações, págs. 43-49 e 59-67

Objetivos:
Saber que adoramos a Jesus
Sentir-se amor por Jesus
Responder adorando a Jesus
A mensagem: Nós amamos a Jesus

A lição de relance:
Cezar Augusto decreta que seja feito um censo entre a população de seu império. Todo homem deve ir à sua cidade natal para ser registrado. Isso significa que José deve tomar Maria e ir à Belém. Enquanto eles estão ali, chega o tempo do nascimento do Bebê Jesus. Não há lugar para eles ficarem nos hotéis da cidade, por isso Maria dá a luz ao menino Jesus num estábulo. Ela O enrola em panos e O deita numa manjedoura. Os anjos mostram aos pastores onde Jesus nasceu. Os pastores vêm adorar Jesus. Os magos seguem uma estrela muito brilhante para encontrar Jesus. Ele O adoram e Lhe dão valiosos presentes.

Esta é uma lição sobre Adoração:
Adoração é nossa resposta a Deus quando O reconhecemos como a fonte de todas as coisas. Não é possível compreender totalmente o que significou para Jesus, o Deus do Universo e nosso Todo-poderoso Criador, deixar o Céu e vir à terra, como um bebê.
Quando meditamos sobre este ato extremo de amor e aceitamos tal amor por nós, nada podemos fazer senão adorá-Lo.

Enriquecimento:
"O Rei da Glória muito Se humilhou ao revestir-se da humanidade. Rude e ingrato foi o Seu ambiente terrestre. Sua glória foi velada, para que a majestade de Sua aparência exterior não se tornasse objeto de atração. Esquivava-Se a toda exibição exterior. ... Unicamente a beleza da verdade celeste devia atrair os que O seguissem." - O Desejado de Todas as Nações, pág 43

"Os que celebraram o nascimento de Jesus foram apenas uns poucos homens que viajaram de muito longe para adorá-Lo. "E, entrando na casa, acharam o Menino com Maria, Sua mãe, e prostrando-se, O adoraram. Mateus 2:11 Através da humilde aparência exterior de Jesus, reconheceram a presença da Divindade. Deram-Lhe o coração como a seu Salvador, apresentando então suas dádivas - ouro, incenso e mirra. "


“O Messias não apenas tinha vindo no templo indicado pela profecia de Daniel, mas também tinha vindo no momento histórico mais favorável. O mundo estava em paz e sob governo. As viagens por terra e mar eram relativamente seguras e possíveis. O grego era um idioma amplamente difundido... já havia uns duzentos anos. Muitos estavam insatisfeitos com suas crenças religiosas e anelavam conhecer a verdade quanto à vida e destino humanos. Os judeus estavam dispersos por todos os lugares e apesar da forma imperfeita com que o faziam, davam testemunho do Deus verdadeiro. De todas as partes do mundo vinham para celebrar as festas em Jerusalém, e ao retornar podiam levar a notícia da vinda do Messias. A Providencia não podia ter escolhido outro lugar nem outro tempo mais adequado para reinicia a pregação da mensagem evangélica ao mundo, que a Palestina durante este período da História.” (Comentário Bíblico Adventista, vol. 6, pág. 965).

Atividades para chamar a atenção das crianças:
1) Cama boa ou ruim
providenciar itens de diferentes texturas e falar sobre a cama do Bebê Jesus. Sugestões: algodão, lixa superfina, pinhas, tirinhas de lenço de papel, palha limpa, flanela macia
2) Quantos?
Colocar vários animais de brinquedo, estrelas ou bebês / bonecas no chão ou na mesa e contá-los junto com as crianças
3) Vozes de animais do sítio
Mostrar às crianças animais do sítio (de brinquedo ou gravuras). Falar sobre a voz de cada um deles e como o Bebê Jesus partilhou o estábulo com esses animais
4) Cuidando do Bebê
Providenciar bebes / bonecas para as crianças segurarem, darem mamadeira, fazer de conta que dão banho e trocarem de roupa. Falar sobre como os papais e mamães cuidam de seus bebes. Colocar uma música suave para tocar para as crianças ninarem seus bebês ou cantarem para eles.
5) Luz
Trazer várias lanternas pequenas que as crianças possam segurar, acender e apagar. Criar o efeito de estrelinhas cortando um pedaço de papel color set preto um pouco maior que o vidro da lanterna. Fazer vários furos pequenos no papel e prende-lo firmemente com fita adesiva sobre o vidro da lanterna. Então acender a lanterna e apontá-la para o teto.

1 comentários:

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia