CRIANDO FILHOS…

Pr. ALBERTO MATOS

PREÂMBULO

Um dos mais conhecidos pregadores da Inglaterra foi Richard Baxter. Quando jovem foi chamado à pastorear uma grande igreja, cujos membros eram ricos e instruídos. Achou-os, porém, frios e carnais. Por isto ficou desapontado e deixou-se levar pelo desânimo . No auge da crise, declarou: “O único meio de salvar a igreja e circunvizinhança é estabelecer a religião nos lares, e levantar o altar familiar”.

Passou três anos visitando casas e estabelecendo o culto doméstico. Seus esforços foram coroados de êxito . E assim o culto doméstico serviu de base a um movimento que trouxe à igreja, milhares de pecadores.

Richard Baxter provou que o altar familiar é indispensável para se estender as estacas do Reino de Deus.

CRIANDO FILHOS À MANEIRA DE DEUS - João 5.17-23

Introdução

1. Por vários dias busquei uma orientação de Deus acerca do que falar nesta palestra. Numa madrugada, tive um sonho. Eu pegara uma apostila e ao abri-la encontrava toda a palestra pronta, já escrita. Quando acordei procurei entre o meu material de pesquisa, se eu já tinha algo assim. Apesar de encontrar vários materiais, sabia que não era nenhum deles. Foi aí que veio à minha mente esta passagem bíblica que descreve muito claramente a relação entre o Pai Celeste e o Seu Filho Unigênito.

João – Cap. 05
Propósito Contínuo - 17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18 Por isso pois os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não se quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo se igual a Deus.

Capacitação - 19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

Amor - 20 Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis

Dom da Vida - 21 Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.

Poder para Julgar - 22 E também o Pai a ninguém julga mas deu ao Filho todo o juízo;

Honra - 23 Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

2. Como criar filhos à maneira de Deus ?

3. Entendo que há só uma melhor maneira de saber: observando a paternidade exercida pelo Pai Celeste.

4. Para efeito didático, permutaremos o termo “pai” para pais (pai e mãe).

5. Analisemos o texto supracitado.

I. PROPÓSITO CONTÍNUO

A. “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”. Por esta expressão , entendemos que há uma continuidade de propósito; propósito transmitido de Pai para Filho. Este propósito está ligado à essência que constitui a ambos – a mesma natureza.

B. Aplicando esta verdade a relação humana entre pai e filho, seria isto relativo ao fato de ambos terem a mesma natureza como salvos.

C. A salvação é uma dádiva de Deus, mas cabe aos pais o desenvolvimento do ensino sobre a mesma aos filhos.

D. Analisemos as observações da Palavra de Deus quanto a este assunto:

1. Abraão - Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para obrarem com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. Caberia a Abraão a responsabilidade de ordenar a seus filhos e casa, objetivando que eles guardassem o “Caminho do Senhor” e obrassem com justiça e juízo. Essa era a condição sine qua non para que o Senhor fizesse vir sobre Abraão o que acerca dele tinha falado. Deus havia prometido fazer dele “Pai das Nações”, mas havia uma aliança neste sentido, onde ambos haveriam de cumprir com suas respectivas partes.

2. Orientação paulina acerca do bispo – “ Convém pois que o bispo ... Governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia” (I Tim.3.2,4). O bispo deveria ter como característica o fato de governa bem a sua casa e ter seus filhos em sujeição.

3. Orientação paulina acerca do diácono - Os diáconos sejam maridos de uma mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Aos diáconos não foi pedido menos do que aos bispos.

4. Confissão de Josué – “... Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”- Js.24.15.

5. Relato de Jó – “Sucedeu pois que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente” – Jó 1.5.

Por estas passagens bíblicas compreendemos a importância de termos em boa mente, como pais, o cumprimento da responsabilidade em transmitirmos aos nossos filhos – o Propósito Contínuo.

Neste cenário, surge a indagação: Como transmitirmos o Propósito Contínuo aos Filhos ?

Vejo que há um só caminho: Através do Sacerdócio.

A função do “sacerdote”é apresentar Deus aos homens e os homens a Deus. Os pais precisam exercer o sacerdócio diante de Deus e dos Filhos.

Vejamos as orientações bíblicas quanto à responsabilidade dos pais:

1. Prov.1.8 - Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes a doutrina de tua mãe.

2. Prov.22.6 - Instrue ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

3. Ef.6.4 - E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

O ensinar dos pais aos filhos deve ser algo natural, corriqueiro. Entretanto, os pais têm falhado neste processo educacional diante para com os filhos.

Ainda pouco vimos o seqüestro de Patrícia Abravanel e a ameaça enfrentada pelo Empresário Silvio Santos oriundos de uma pessoa, o Fernando Dutra, que fora criado dentro de uma igreja evangélica.

Devido a fatos como estes entendemos que há fatos na educação dos filhos que são da nossa alçada como pais, mas que há coisas que são da alçada de Deus.

Há momentos em que fazemos a nossa parte de pais, mas os filhos não cumprem a parte deles.

R. A. Torrey conta que, embora ainda muito jovem, deu asas à imaginação e incredulidade e passou a zombar de Deus, de Cristo, da Bíblia e de tudo que se referia às coisas espirituais. Sua mãe, porém o amava. E , diante de Deus orava e suplicava por ele o tempo todo.

Torrey, por seu lado, continuou cada vez mais rebelde, até que um dia disse à mãe : “Estou tão aborrecido que vou embora para não lhe perturbar mais”. Ela o seguiu até o portão, chorando disse: “Meu filho, ao chegares à hora mais escura de todas, quando não houver mais esperança, se clamares ao Deus de tua mãe. Ele te ouvirá”.

Torrey, assim mesmo saiu para as trevas do pecado, onde se embrenhou sem pensar nas conseqüências. Muitos meses depois, achava-se hospedado num hotel, a mais de 600 Km da casa de sua mãe . Sem poder dormir, enojado de tanto pecar e já cansado de viver, levantou-se de madrugada com esta resolução : Pegarei o revólver, colocá-lo-ei à testa e findarei com este drama redículo chamado vida humana”. No entanto, lembrou-se das palavras de sua mãe: “Meu filho, ao chegares à hora mais escura de todas, quando não houver mais esperança, se clamares ao Deus de tua mãe. Ele te ouvirá”. Ele caiu de joelhos e orou: “Ó Deus da minha mãe, quero luz, e se me deres, segui-la-ei”. Não demorou muito a receber a tão almejada luz. Apressou-se, então, e foi para a sua casa. Planejou surpreender a sua mãe, porém, ela chegou ao portão sorrindo, e chorando de gozo , disse: “Ó meu filho, sei porque voltaste e sei o que tens para dizer-me. Tens achado o Senhor. Deus me disse”.

Todo o mundo cristão conhece a longa e ardente vida de R.A. Torrey. Através dele, milhares de vida foram levadas ao Salvador.

Conhecendo a história dele, podemos dizer: “Tudo pode a oração de uma mãe, pai, irmão, irmã, esposa, esposo, filho; tudo pode se não fizerem menos do que o seu melhor.

Você está fazendo o seu melhor na criação dos seus filhos ?

Na 1a. Guerra Mundial, quando Enrico Caruso estava no ápice da fama, chamaram-no para cantar num show beneficente.

Com o propósito de que ele não recusasse o convite lhe informaram de que ele não precisaria se esforçar muito, bastaria cantar qualquer coisa que não lhe requeresse esforço e habilidade, pois só o seu nome já atrairia uma enorme multidão.

Prontamente, ele respondeu: “Caruso, nunca faz menos do que o seu melhor”.

Assuma o compromisso diante de Deus agora: “Na criação dos meus filhos nunca farei menos do que o meu melhor”.

Tiago Taylor , bisavô de Hudson Taylor, antes do seu casamento passou horas em oração, na manhã de seu casamento, tomado pelas palavras de Josué : “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

E Deus honrou a firme resolução de Tiago Taylor e deu-lhe um lar que produziu um missionário dos que mais honraram à Igreja, Hudson Taylor.

O Propósito Contínuo é o Supremo Alvo dos pais: Todos Nós Dentro da Casa Celestial!

“Querido, está anoitecendo ?”, perguntou a velhinha de 97 anos.

Vendo o marido que ela estava morrendo, inclinou-se para responder: “Sim, Marta, está anoitecendo”.

No seu delírio, ela pensava achar-se, como no passado, com os seus queridos no culto doméstico, por isto insistiu: “Os filhos estão todos em casa” ?

Sim, todos os filhos estão em casa, Marta.

O último filho fora chamado à Casa Celestial, havia três anos.

Depois de algum tempo, ela comentou:

- Vou já à casa, também.

- Sim , Marta, tu vais agora.

- E , tu, querido, irás também ?

- Sim , pela Graça de Deus, irei!

Ela estendeu as mãos e, colocando-as ao redor do pescoço do marido, fez com que ele se abaixasse ao seu lado e balbuciou:

- “E Deus fechará todos nós dentro da Casa Celestial”.

II. CAPACITACÃO

a. Os pais precisam capacitar aos filhos, no que diz respeito a parte da responsabilidade que lhes cabe.
b. Foi assim com vários personagens bíblicos:

1. Lídia – At.16.15 – “E depois que foi batizada, ela e a sua casa...”

2. Cornélio – At.10.24 - E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.

3. Carcereiro de Filipos – At.16.34 – “E na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa”.

c. A capacitação ( nos dias de hoje) dá-se-á nas esferas:

1. Espiritual;
2. Acadêmica;
3. Lingüística;
4. Musical;
5. Atlética;
6. Profissional;
7. Social.

d. Além desta capacitação humana, existe a divina: Deus se revelando a eles e capacitando a eles.

III. AMOR

Não há arma mais poderosa do que o AMOR! Deus nos alcançou através do AMOR! Não iremos alcançar os nossos filhos, a não ser pelo AMOR!

Quando eu estava no Exército Brasileiro, encontrava-me distante do Caminho do Senhor. Muitas vezes impossibilitado de comer a alimentação fornecida pela caserna devido a má qualidade dos alimentos, recebia de minha mãe quando ela se deslocava para ir à firma da família, um sanduíche e uma carteira de cigarro. Ela não gostava de que eu fumasse , mas por amor ela deixava no quartel a ambos.

Quantas e quantas vezes, eu comia aquele sanduíche, sentado na calçada com as lágrimas escorrendo na minha face. Ela me conquistou e alcançou para o Senhor através do AMOR!

No ano seguinte, minha mãe e uma tia começaram uma reunião de oração pelos filhos. Quando eu chegava do trabalho e asencontrava em oração , ficava na casa de um amigo em frente ao nosso lar até que a mesma acabasse ou entrava de fininho, tomava banho, trocava de roupa e saia sem fazer zoada.

Foi com AMOR que ela continuou orando e assim me alcançou!

IV. DOM DA VIDA

a. Celebrar a vida.
b. Compartilhar a vida.
c. Encarar a vida.
d. É preciso fazer festa com as pessoas da família!

V. PODER PARA JULGAR

a. Quem recebe capacitação, pode receber poder para julgar.

b. Devemos dotar aos filhos com autoridade para escolher o caminho em que deve andar, tal qual o alpinista que vai soltando a corda devagarzinho para que outra pessoa chegue ao seu alvo.

c. Teimamos em mantê-los como crianças!

d. Precisamos prepara-los para a vida!

e. Julgamos eles o tempo todo e não ensinamos a eles a julgar corretamente!

f. Temos que faze-los pensar!

g. Precisamos entregar as rédeas deles a eles!

VI. HONRA

a. É importante honrar aos filhos, fazer com que eles se sintam dignos!

b. Ver seu filho sendo honrado é ver a aprovação da obra de suas mãos, como pai ou mãe.

c. É saber que você deu conta do recado!

d. É saber que você cumpriu com a sua responsabilidade diante do Pai Celeste!

e. É saber que o seu Projeto vingou!

f. É saber que você colocou um ser idôneo no Reino de Deus!

g. É saber que você está trabalhando por uma família, igreja e sociedade melhor!

h. É saber que você valorizou a eles!

i. E se valorizou a eles, certamente, valorizou ao Senhor da Herança!

Conclusão

1. Criar filhos sem depender do Pai Celeste não é agir como filho de Deus e, sim, como bastardo!

2. Criar filhos no patamar natural e isenta-los do sobrenatural é oferecer a eles um futuro natural e medíocre.

3. Devemos como filhos de Deus buscar a inteira dependência do Pai, dando exemplo, para que nossos filhos aprendam a depender também de Deus.

4. Devemos fazer a nossa parte natural na criação dos filhos e encaminha-los para o Sobrenatural de Deus.

5. devemos fazer a nossa parte para que o Senhor tenha o ambiente necessário para fazer a parte d‘Ele.

6. “Se Deus colocasse um diamante em tuas mãos, ordenando-te que gravasses nele uma frase para ser lida no último dia, como índice de tuas idéias e sentimentos, com que cuidado escolherias as palavras ? É justamente isto que Deus fez quando colocou cada um dos teus filhos, puros e imaculados, nas tuas mãos. O que estás escrevendo nestes diamantes, pela oração, por teu espírito e exemplo, hora após hora, dia após dia, ano após ano, é para ser lido e exibido no grande dia.

1 comentários:

  1. Maravilhoso!!!!! Que DEUS lhe abençoe e lhe dê muita sabedoria para continuar este trabalho.

    ResponderExcluir

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia