ALGUMAS CARACTERISTICAS DOS JUNIORES

17134

CORPO

-crescimento relativamente lento, mas gosta de comer e de se mexer muito. Está juntando energias para a próxima fase, quando acabará o processo do crescimento. Saúde excelente: normalmente não adoece.

- Controle muscular: pode fazer nesta idade coisas que jamais fará na vida de adulto. Gosta de fazer tudo quanto lhe proporciona maior controle e conhecimento.

SUA MENTE:

- gosta de fazer tudo quanto lhes proporciona maior controle e conhecimento;

- tem sede de saber e desejo de aprender;

- gosta muito de leitura – têm boa memória; o que lhe ensinamos agora permanecerá o resto DA vida. A memorização das Escrituras é importante neste período

- É colecionador (selos, fotografias de animais, etc);

- Diferencia entre a realidade e a imaginação;

- Têm muita confiança na sua capacidade de vencer;

- Gosta de geografia e de histórias e de saber o que aconteceu, onde, quando e porquê, pois já sabe relacionar tempo, espaço e acontecimentos.

EMOCIONAL:

CRIANAS – é intrépido: tem muita confiança na sua capacidade de vencer. Não gosta de demonstrações de afeição, mas precisa saber-se querida. A afeição deve ser demonstrada pelo tom de voz e através de nossos atos, em vez de beijos ou abraços. Seu senso de humor vem aparecendo.

VONTADE

– Rebela-se contra OS “ditadores”; gosta de quem demonstra simpatia e carinho. Deseja direção na vida, que parece-lhe um caminho desconhecido e, às vezes espinhoso.

SOCIAL

– É competidor, barulhento e briguento

- Fica mais à vontade ao AR livre, onde tem bastante espaço;

- Não aprecia o sexo oposto

- Quer fazer parte DA “roda” – um grupinho de seus semelhantes em sexo e idade que faz coisas em conjunto. Gosta de jogar num “time” – futebol, no caso de meninos. As meninas se reúnem para falar, passear, brigar (e logo tornar-se amigas novamente)

- Começa a ter senso de responsabilidade, que deve ser encorajado e desenvolvido. Adora heróis – uma atitude dada a Deus aos juniores e adolescentes para fazer com que busquem aquilo que é bom e merecedor DA sua admiração, incentivando-OS em direção a uma vida nobre.

ESPIRITUAL

- Reconhece o pecado como pecado e sente a necessidade de se livrar das conseqüências. Se ainda não recebeu o Salvador, está na hora de fazer isto. Se já é salvo, é a idade quando deve experimentar pessoalmente a consagração e a vida vitoriosa;

- Estabelece altos padrões para is e, também, para OS adultos que o rodeiam. Fica decepcionado com qualquer um que não anda de acordo com estes padrões. Ele também não as alcança e sente-se frustrado. Precisa conhecer o caminho DA vitória para evitar tais frustrações e para desenvolver-se espiritualmente.

- Esta é a idade quando devemos apontar-lhe a necessidade de preparar-se para o serviço que Deus quer que faça no futuro e de orar a respeito do futuro companheiro.

Esta é uma idade quando o ensino ministrado deve ser experimentado e comprovado na vida do aluno

Por isso, é muito importante que você, como professor empenhe-se no estudo, preparo e apresentação DA lição.

Lembrando DA importância em estar orando por todos OS alunos, visitando, acompanhando...

RESUMO

Fisicamente – valente

Mentalmente – investigador

Volitivamente – independente

Socialmente – expansivo

Emocionalmente – intrépido

Espiritualmente – realista

COMO ENSINAR JUNIORES

Chave – verificação do ensino, praticando-o

1. Ensino adequado:

Os mesmos ensinos e doutrinas apresentados nos anos anteriores. Enfatize a consagração. Acrescente:

- O plano de Deus para sua vida.

- Doutrinas fundamentais.

- Memorização de versículos e nomes dos livros DA Bíblia.

- Geografia bíblica.

- Séries de lições sugeridas: “A bíblia e Eu”, “Vida de Josué”, “Esther”, “O tabernáculo”, “Atos I e II”

2. Histórias continuam a constituir bom veículo de ensino. Deve tratar de um HERÓI que soube enfrentar dificuldades e vencer.

3. Perguntas: Inclua um período de perguntas em sua aula. Além de perguntar “Onde?”, “O que?”, e “Quem?”, deve-se perguntar “Por que?” E mostrar porque o herói venceu., porque o vilão mereceu ser derrotado, porque o herói não devia ter feito o que fez, porque Deus permitiu certa coisa em sua vida, etc.

  1. Experiências e comprovações : Está é uma idade quando as verdades bíblicas e o ensino prático devem ser experimentados e comprovados na vida do aluno. Ao ensinar que é bom ajudar OS outros, deixe OS alunos comprovar este fato Indo ajudar crianças doentes num hospital. Falando no valor de distribuir folhetos, leve o grupo numa tarde à praça para fazer isto. Após dizer que há alegria em levar almas a Cristo, ajude o aluno a ganhar almas, ensinando-o a usar o Livro Sem Palavras e levando-o a fazer o evangelismo pessoal. Ensinando sobre oração, faça com que a classe ore a respeito de assuntos definidos, mencionando as respostas às orações.

1 comentários:

  1. Olá, Juliana,
    conhece o ministério de apoio à igreja local Clubes Biblicos Palavra da Vida?
    É uma ótima ferramenta para o ensino bíblicos e discipulado de juniores.
    Se quiser conhecer acesse: www.clubesbiblicos.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia