TENTANDO A SORTE

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"Quando a oportunidade bate à porta, algumas pessoas estão
no quintal procurando trevos de 4 folhas."


Não podemos passar a vida tentando a sorte. Precisamos de
muito mais que isso: necessitamos de bênçãos e vitórias,
para tornar a nossa vida agradável e feliz. Com Cristo no
coração tudo vai muito bem e tudo o mais que o mundo ensina
na busca da felicidade se torna dispensável.


Paulo Barbosa

CENTOPÉIA RECICLADA

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CENTOPEIA

DESEJOS

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"Há aqueles cujos desejos se cumprem. O que interessa é
desejar, por mais que nada haja de concreto."

(António Gala)

Todos os nossos desejos, se forem acompanhados por fé, se
cumprirão. Basta que os coloquemos diante de Deus e
confiemos em Sua resposta.
Paulo Barbosa

MATERIAL SOBRE VALORES - AMIZADE

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LIÇÃO – OS OFICIOS DE JESUS

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Lição 1Lição 1ALição 1B

UM MUNDO ILUMINADO

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"Se cada um varresse a calçada da sua casa, no fim do dia a
rua toda estaria limpa" (Jean Vien Jean)


Se Cristo habitasse em todos os corações, o mundo seria
muito mais iluminado e haveria muito mais amor em nossas
atitudes.
Paulo Barbosa

HISTÓRIA CEGO BARTIMEU

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Para contar essa historinha você vai precisar do material:
- 1 bexiga
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira)
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto)
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta)
- 1 cadeira
- 1 caneca ou similar
Pronto! Eis o cego Bartimeu.
Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.

Pegue uma bexiga vazia, e encha-a dizendo que é a cabeça. Cole-a e vá montando o seu cego Bart, conforme o desenho acima. Conversando com as crianças sobre o que representa cada peça.

Tudo aconteceu na cidadezinha chamada Jericó.
Lá morava um homem chamado Bartimeu. Ele tinha um sério problema. Ele era cego.
Bom... vamos chamá-lo de o cego Bart.
Todos os dias para Bart eram negros. Ele não conseguia ver nada. Apenas imaginava as coisas.
E como todos sabem... é muito difícil um cego arrumar um emprego, né?
Daí... o jeito era pedir esmola. Ele tinha uma capa, que a usava para se proteger. Ele sentava sobre ela, e passava o dia inteirinho na rua, sentado, pedindo esmola.
Então vamos imaginar aqui o nosso amigo... o cego Bart?
Essa era a única oportunidade do cego Bart. Passar o dia inteiro... pedindo esmolas...
- Me dá uma esmolinha! (aproveite para depositar uma moedinha na canequinha)
Agora, vamos deixa-lo ai sentado... jaja a gente volta para falar o que aconteceu com ele.
Porque eu quero contar uma oportunidade que tive. (nesse momento, relate como foi a sua experiência, ou seu encontro com Cristo resumidamente – eu falei que quando eu era criança (5 anos) eu tinha um sonho de ser rica, por isso, sempre pedia a Deus em oração que meu pai ganhasse na loteria esportiva, mas isso nunca aconteceu. Deus me deu outras oportunidades, uma delas foi de estudar, fiquei maiorzinha e fui trabalhar e mais tarde entrei em uma universidade. Foi na época da universidade que tive a maior oportunidade da minha vida. Um dia, me convidaram para ir à igreja e lá eu tive um encontro com o Senhor Jesus e entreguei a minha vida para ele).
Voltemos agora para o Bart, que não é o Simpson, mas o Bartimeu.
Pobre Bart. Era sempre a mesma coisa... Sentado... Que rotina...
Mas... tinha algo no cego Bart que funcionava bem... Eram os seus ouvidos. Ele ouvia os passos das pessoas. Ele ouvia o comentário delas. Ele ouvia e ficava imaginando como seriam as pessoas. Imaginando as cores, sentindo os cheiros.
Um dia... o cego Bart assentado nas ruas quando ouviu um comentário que muito lhe interessou:
Ele arregalou os ouvidos... só não os olhos, porque ele não podia ver.
Eram algumas pessoas que diziam assim:
Pois eu não vejo a hora que Ele chegue aqui em Jericó. Dizem que ele é demais!
- Ouvi dizer que um dia ele alimentou muita gente só com 5 pães e 2 peixes.
O cego Bart pensou: - Quem??? quem???
Mas logo... as pessoas saíram de perto de Bart, e ele ficou querendo saber mais.
Logo... logo... ouviu mais passos apressados e mais comentários.
- Ele é de Nazaré. Tinha um cara que era surdo e gago. Que foi curado com o toque de suas mãos.
O cego Bart pensou novamente: - De quem eles estão falando????
E novos comentários chegaram aos ouvidos do pobre Bart.
- Ele curou leprosos e fez paralíticos andarem. Esse Jesus de Nazaré só pode ser o messias enviado de Deus.
O cego Bart pensou: - Taí! Esta é a minha grande chance! a minha oportunidade! Somente esse Jesus pode me tirar dessa situação.
É Bart... mas nem tudo é tão simples... Como você fará para chegar até a Jesus sem enxergar? E como fará para alcança-lo com tamanha multidão. Isso é muito difícil...
Agora... os barulhos, perto de Bart se intensificaram.
Ele ouvia barulho de multidão. Em que direção estaria Jesus?
Então ele teve uma idéia brilhante.
Começou a gritar:
- Jesus! Filho de Davi!!! Tenha compaixão de mim!
Gritava mais alto, com toda a sua voz.
Ao invés das pessoas ajudarem o cego Bart, deram uma bronca nele. Mandaram que ele calasse a boca.
Mas... Bart...não obedeceu, pois tudo o que ele queria na vida era ter um encontro com Jesus.
Era a grande oportunidade de Bart.
Somente Jesus poderia ajudar ele a sair daquela situação.
Então ele gritou mais alto, com toda a sua força.
O seu grito chegou ao coração de Jesus e percebeu a fé que o cego Bart tinha.
Mandou seus discípulos chamarem Bart
Os discípulos aproximaram-se de Bart e disseram:
- Tenha ânimo, o mestre te chama.
Bart, nem pensou... que deu um salto e largou sua capa e foi ter com Jesus.
(nessa hora, estourar a bechiga com as mãos, jogar a toalha no chão – simbolizando que o Bart cego deixou de existir quando foi ter um encontro com Jesus e agora era um novo homem).
Bart, ajudado pelos discípulos, aproxima-se de Jesus que lhe perguntou:
- O que quer eu lhe faça?
- Que eu veja.
- Vá... a tua fé te curou...
Nesse, um clarão foi surgindo nas vistas de Bart. Ele viu em sua frente um homem. Rosto manso, bondoso. Era o rosto do seu Salvador Jesus.
É... Bart recuperou a sua visão.
E ele pode olhar primeiramente para Jesus primeiramente e assim, pode levar uma vida normal... porque o ex-cego Bart não desperdiçou a sua oportunidade de ter um encontro com Jesus.
Deus nos dá oportunidades. Não desperdice-as, como estudar, trabalhar, fazer coisas boas. Mas a grande oportunidade. A oportunidade das oportunidades é ter um encontro com Jesus. Bart fez a coisa certa... e você? Também vai fazer como Bart de ter um encontro com Jesus?. O momento é esse.
Vamos orar ( Nesse momento peça para aqueles que querem ter um encontro com Jesus venham a frente e ore com eles)

ATIVIDADE EXTRA PARA HISTORIA BORBOLETA ZAZÁ

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Depois de contar a historinha da Borboleta Zazá, é muito legal fazer a atividade da borboleta de papel.
As crianças amam, é simples, e fica muito bonitinha.
1) Primeiro faça um ossinho de papel para cada criança (veja o modelo abaixo). Com uma folha de sulfite dá para fazer uns 4 ossinhos

2) Agora, faça um corte na linha azul de cada ossinho, conforme eu desenhei em baixo:

3) Pronto? Agora é só unir os cortes um no outro. De maneira que caiba o dedinho da criança.

4) Deu certo? Bom... agora pra ficar uma borboletinha bonitinha, peça para as crianças pintarem com cores bem bonitas. Se tiver glitter, lantejoulas, etc... pode colar nela... Use a imaginação!!!

MINI LIVRO - SMILINGUIDO

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CAPA

 

ORIGINAIS ACESSE: http://br.groups.yahoo.com/group/projetos_educacaoinfantil/attachments/folder/1618358951/item/57806618/view

DIREITO DAS CRIANÇAS – TURMA DA MÔNICA

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SER CRIANÇA

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Ser criança é:

Saber perdoar

Saber amar

Não guardar mágoas.

Ser criança é:

Brincar

Correr

Viver feliz

Ser criança é:

Viver na eternidade

Sonhar sonhos de esperança

Para encontrar um mundo melhor!

Criança linda hoje é seu dia!!!

Então cante, dance e pule

Sorria e seja muito feliz

Saiba como surgiu o Dia das Crianças no Brasil

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A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerido pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920.

Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos.

O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.

A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!

Dia das Crianças no Mundo
Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.

Dia Universal da Criança
A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

Fonte: Terra

RUTE – PARA RECORTAR E MONTAR

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CRIANÇAS NO INFERNO

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Certamente este título causará impacto ao prezado leitor, não pela menção do inferno, mas pelo fato de se admitir a presença desses pequenos seres, quase angelicais, naquele terrível lugar.
Isto parece impossível dentro de uma teologia governada por uma tradição que tem as suas raízes num estereótipo (1). A satisfação pela explicação de um assunto, que parece ter sido dada, leva-nos a virar a página para  outro, quando aquele carecia ainda de uma revisão. Eis o que se passa com a nossa sistemática na área da soteriologia infantil (2).
Encaremos este assunto sob uma perspectiva bíblica, antes que pratiquemos mais injustiças com as nossas crianças.

Dois Falsos Argumentos
Costuma-se dizer que até os sete anos de idade a criança é inocente. Não são poucos os defensores desta idéia carente de um embasamento bíblico.
Alguns falam ,porque ouvem de quem não sabe o que diz.
Existe também aquele que, conscientemente, tenta justificar esta idéia, usando argumentos criados pelos estudiosos da psicologia, cuja finalidade é analisar o comportamento da criança de forma sistemática, desconhecendo, orém, que a psicologia não leva só em conta a idade cronológica, mas, também, a idade comportamental e o coeficiente intelectual e o coeficiente 
intelectual.

Pode existir muita diferença entre uma e outra criança da 
mesma idade. As experiências variam. Uma série de fatores pode determinar essa variação de comportamento, como temperamento, educação, condição social, aptidões, alimentação etc.

A história registra grandes nomes que se destacaram como meninos prodígios e que são dignos de menção, como Pepito Arriola, que, aos três anos e três meses, improvisou árias harmoniosas no piano, impressionando os assistentes do Congresso de Psicologia realizado em 1900, em Paris. 
William Sidis, que aos dois anos lia e escrevia, aos quatro falava quatro línguas, aos dez resolvia os mais complexos problemas de geometria, fazendo uma conferência sobre a quarta dimensão. Hamilton, que aos três anos estudava o hebraico, aos 13 sabia 12 línguas, e aos 18 era um dos maiores matemáticos do seu tempo. Liszt dava o seu primeiro concerto aos nove anos e aos 14 compunha uma ópera. Mozart, que aos cinco anos compôs       uma sinfonia, aos 11 produziu duas óperas.Young, que aos oito sabia falar seis línguas. Gass, que aos três resolvia problemas de aritmética. Miguel Ângelo, que aos oito sabia todos os segredos da arte. Macauley, que aos oito escreveu um compêndio de história universal. Gianella de Marco,que aos cinco regeu nos teatros de Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo orquestras compostas por 100 músicos, assombrando grandes regentes.
A precocidade infantil é sempre uma realidade. É verdade que não é tão comum na proporção desses acontecimentos que mostramos, mas está claro de que crianças com muito menos de sete anos já formaram um juízo de valor, tais como: bem ou mal, certo ou errado.

Essa idéia de que até os sete anos a criança é inocente pode ser uma maneira de não se querer assumir responsabilidade por ela. Pior do que isso, é o desinteresse que se demonstra pela criança no que tange à oportunidade de aceitar a Cristo, seja ou não filha de crente. Uma vez acreditando que até os sete anos ela é inocente, logo que chegasse a essa idade, deveria ser levada à experiência da conversão. Porém, o que se vê não é isso. A criança geralmente passa dos sete, dos oito, nove ou mais e nunca encontra esta oportunidade, a menos que demonstre mais idade pelo tamanho.

      Depois de uma abençoada mensagem, o pregador faz o apelo. Dez pessoas decidem-se por Cristo. Dessas, quatro são crianças. Então, ele diz: “Há seis almas para Cristo e também algumas crianças”. Além de não serem contadas, elas não são almas. Caberia aqui uma perguntar: A alma tem tamanho? Outros há que, se uma criança decide-se por Cristo, dizem: “Não há ninguém hoje”. E não oram por ela.

O segundo argumento é utilizar a expressão “das tais é o reino de Deus” como doutrina absoluta de salvação infantil, sem considerar os limites demonstrados pelo contexto bem à luz dos originais. Em Lucas 18.15-17, começa a narrativa de Jesus abençoando as crianças com o termo BREFOS que  no grego quer dizer: crianças recém-nascidas. Embora o texto empregue depois o termo PAIDION que indica crianças, sem especificar idade, subentende-se ainda, pelo contexto de Marcos 10.13-16, que seja crianças      pequenas,porque diz que Eles as tomou nos braços.

Enquanto inocente a criança está debaixo da proteção do sangue de Jesus.

Seria uma contradição da própria lei,condenar um inocente, Jô 4.7. O que questionamos, no entanto, é o limite dessa inocência, uma vez que a Bíblia não nos dá. O que não podemos, é tentar abrir uma porta onde as chaves não nos chegaram às mãos. Buscar no conceito popular ou na psicologia as bases para estabelecer um dogma, é procurar chaves emprestadas; ademais, não é fora da Bíblia que buscamos os fundamentos da nossa fé. Enquanto Jesus falou que “das tais é o reino de Deus” (referindo-se a criancinhas), em Mateus 18, depois de haver dado uma lição de conversão aos discípulos, tomando uma criança como modelo, pela sua implicidade, humildade e facilidade de acreditar, Ele concluiu dizendo que não é da vontade do Pai que nenhum desses pequeninos se perca. Ora, nesta expressão, ele admitiu esta possibilidade. Em Apocalipse 20.12, João diz que viu grandes e pequenos que compareciam para juízo diante do trono do      Cordeiro. O termo “pequenos” é MIKRON (gr), o mesmo que se emprega para crianças, freqüentemente na Bíblia, como no texto já citado em Mateus 18, onde aparece pelo menos três vezes.

SEGUNDO PLANO
Jesus disse: “Vede, não desprezeis algum destes pequeninos”, Mt 18.10. 
Desprezar ou atrapalhar a aproximação delas a Cristo, é fator histórico. E Jesus reparou isso com pesar. Os discípulos e Jesus repreendiam as pessoas que traziam as criancinhas para serem tocadas por Ele. Jesus, então, disse-lhes que não as estorvassem, mas que as deixassem vir a Ele, Mt 19.13-16. Noutra ocasião, Jesus depois de haver curado cegos e coxos, foi adorado pelas crianças. Os sacerdotes e os escribas ficaram indignados com       elas, quando Jesus lhes mostrou que o louvor perfeito emanava delas, Mt 21.15-16.

Estamos falando da oportunidade que devemos dar às crianças, sem considerar as muitas formas de desprezo que lhes demonstramos como: piores lugares, quando não são retiradas do culto, para não atrapalhar a reunião, ou mesmo quando são levadas ao culto de oração pelos pais como forma de castigo, etc. Depois, se não permanecem na igreja, a culpa é lançada sobre eles. Será que somos capazes de assumir uma parte nessa culpa? A única 
coisa que pode dar segurança para alguém é a salvação. Como poderemos ver essas crianças de hoje, como jovens e adultos, na igreja, se privamos dessa gloriosa experiência?

IDADE DE OURO
Todos deveriam saber, especialmente os pais e os professores da Escola  Dominical, que a melhor fase de aprendizagem para a criança é a que vai dos dois aos seis anos de idade. A faixa que muitos desprezam, por considerarem o ponto alto da inocência, é a que melhor se pode incutir a fé na sua mente que se apresenta como um vaso desocupado e apto para receber tudo o que se quiser pôr com a vantagem de não se perder. O que vem à mente da criança, nessa época, é para ficar. Veja o caso de Moisés       em Êxodo 2.9: “Então lhe disse a filha de Faraó: Leve este menino e cria-mo”.

A palavra "criar", no hebraico, quer dizer: terminar de amamentar. O 
alactamento terminava aos quatro ou cinco anos. Foi nesse período que Moisés precisou de sua mãe, Joquebede, para depois voltar ao palácio e ser tratado como filho da filha de Faraó.
Foi neste período de sua vida que ele recebeu toda a informação sobre o seu povo e seu Deus. A maior escola de sua vida não foi a que cursou aos pés dos sábios do Egito, mas aos pés de sua mãe. Ouvindo as suas palavras, ele adquiriu fé para tomar a iniciativa de estar ao lado de seu povo a ponto de livrá-lo do Egito, Hb 11.24-26.

Um outro exemplo é o de Timóteo. Paulo fê-lo lembrar das sagradas letras que havia aprendido de sua mãe e de sua avó, quando era menino. O termo traduzido aí por meninice (2Tm 3.15) no original é BREFOS, que compreende o início da vida: recém-nascidos ou criança apenas.

Concluímos, por estes exemplos,que perdemos grandes oportunidades para com as nossas crianças, por considerá-las incapazes de algo que Deus preparou para todos os homens: um caminho que nem mesmo os loucos são privados de  seguirem, Is 35.8.
Acreditemos no potencial infantil, seja para aprender, como para decidir, e devolvamos a elas um direito que lhes foi conferido pelo próprio Senhor  Jesus!

Estereótipo: uma idéia que fixou de tão repetida que foi
Soterologia: estudo ou tratado sobre salvação  

Lembremos aqui que os discípulos cometiam ainda sérios enganos até a morte e ressurreição de Jesus, porém depois deram provas de 
amadurecimento.

Autor:
Pr. Walter Brunelli  é casado com Márcia e pai de dois filhos, Ricardo e Rebeca.
Presidente da AD Bereana em São Paulo.

O pastor Walter Brunelli é conhecido também por seus livros como:

A  Vontade de Deus e Você; O Que Você Pode Fazer na Plenitude do Espírito; Conhecidos Pelo Amor; Levando a Sério o Sobrenatural e muitos outros. 
Comentarista de lições para Escola Bíblica Dominical e articulista de  várias revistas e jornais evangélicos, é também o presidente da APEL – Academia Paulista Evangélica de Letras.

fonte: http://www.adjoinville.org.br/infantil/secoes/artigos/019.htm

MENSAGEM DIA DO PROFESSOR

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Ser Mestre

Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!
Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!
Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus
Parabéns professor!!!

LEMBRANCINHA DIA DAS CRIANÇAS

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Mais uma sugestão de lembrancinha para o Dia das Crianças. Estes saquinhos foram feito com tnt e as carinhas com eva, você pode colocar dentro deles guloseimas e brinquedinhos.

Lembrancinhas-Dia-Crianças-com-molde
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FONTE: http://www.painelcriativo.com.br/2009/09/30/lembrancinhas-para-dia-das-criancas/