ENCONTRO DE PAIS E LÍDERES
Tema: O que eu posso fazer por você, criança?
Objetivos
- Alertar os pais dos riscos a que as crianças estão sujeitas em nosso país.
- Conscientizar os pais de sua responsabilidade pessoal para a solução do problema.
Divulgação
Faça diversos cartazes e os espalhe pelo templo.
Cole em cartolina diversas manchetes de jornais e revistas que chamem atenção para os problemas que afligem as crianças: violência, exploração da mão-de-obra infantil, prostituição, falta de diálogo e tempo dos pais para com os filhos, estresse infantil etc.
Desenhe sobre as manchetes um ponto de interrogação e o tema do encontro.
Informe também a data, hora e local do encontro.
Anuncie através do boletim da igreja e convites pessoais.
Empenhe-se a fim de conseguir o maior número de pais presentes no encontro.
Ambiente
- Arrume a sala, ou local disponível, dispondo as cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver durante o debate.
- Faça silhuetas de crianças em papel de jornal velho e escreva em cada uma delas, uma destas palavras: drogas, estupro, violência emocional, violência física, pornografia, exploração da mão-de-obra, falta de diálogo etc.
- Consiga um jornal ou revista com reportagem sobre a violência infantil. Desenvolvimento Boas-vindas
- O líder se apresenta e à sua equipe para os pais presentes. Depois, em nome da equipe, deve agradecer aos pais por virem ao encontro.
Dinâmica
- Mostre um dos cartazes usados na propaganda do evento para os pais. Diga para eles que o cartaz representa a realidade do nosso país. Um país onde a impunidade e a omissão das pessoas incentivam a violência ao menor. (Vá apresentando as silhuetas enquanto fala.) Quando lemos sobre crianças usando drogas cada vez mais cedo, não pensamos que é problema nosso, e que nosso filho pode estar ao alcance de traficantes enquanto estuda em sua escola. Quando só lemos os jornais e nos calamos diante de casos em que crianças estão sendo violentadas sexualmente e sendo espancadas e torturadas fisicamente, cada vez mais novas, estamos pensando que não podemos fazer nada para resolver a questão. Quando nós permitimos que as crianças tenham acesso a literatura pornográfica e permitimos que nossos filhos assistam a todo tipo de programa de televisão e filmes de violência, não pensamos na destruição de valores que estamos causando em sua mente e nem mesmo em que o estamos tornando um futuro marginal. Crianças todos os dias quebram pedras, trabalham em salinas, destruindo a sua pele e tendo graves problemas de visão, trabalham em carvoarias e canaviais, passam horas em pé vendendo balas nas portas dos cinemas e nos sinais de trânsito. Em alguns lugares do nosso país o índice de evasão escolar chega a 71%. Surge então a pergunta: De quem é o problema? É do governo? Dos pais? Da miséria? Da igreja? Mas neste encontro a pergunta mais importante não é quem é o culpado nesta história, mas a pergunta é: o que eu e o que você podemos fazer diante desta situação? O que eu posso fazer por você, criança? Eu vou rasgar um pedaço deste jornal, simbolizando que este também é um problema meu. E vou passá-lo para vocês para que façam o mesmo. E quando tirarem um pedaço da folha, repitam em voz alta e conscientemente: “Este também é um problema meu. O que eu posso fazer por você, criança?” Cada um vai escrever agora um nome de criança em seu pedaço de papel: Ana, Maria, José, Joana... Assim você vai personalizar esta causa em sua mente e nós vamos agora orar, implorando a Deus misericórdia por estas crianças e pedindo a ele que nos mostre o que podemos fazer para ajudá-las.
Oração - Pela líder
Debate
- Selecione entre o grupo algumas pessoas para anotarem as sugestões e respostas surgidas do grupo e gire um debate entre as pessoas sobre as seguintes perguntas:
- O que podemos fazer para que a escola seja um lugar mais seguro para nossas crianças?
- O que podemos fazer para evitar que nossos filhos usem drogas? O que podemos fazer em nossa comunidade para ajudar crianças viciadas e menores infratores?
- O que podemos fazer para restringir o acesso de nossas crianças a programas pornográficos e filmes de violência? Que opções podemos lhes oferecer?
- O que podemos fazer para termos mais tempo com nossos filhos? De quais atividades cotidianas podemos abrir mão para oferecer diálogo e amor incondicional às nossas crianças?
- O que devo ensinar aos meus filhos para que eles possam crescer fisicamente, emocionalmente, socialmente e religiosamente saudáveis?
Após o debate, releiam as soluções surgidas do grupo, e propicie para que posteriormente cada participante tenha estas anotações, para que se lembrem de colocar em prática o que se propuseram neste dia.
Cântico
- “A começar em mim”
Oração - Por um participante
Encerramento
- Agradeça aos pais a participação no encontro. Incentive-os a fazerem tudo para proteger as crianças e a colocarem-se diante de Deus para que ele dê a cada um a força e coragem necessárias para tal.
Lanche
- Sirva um lanche preparado para este momento. Pode ser algo de acordo com a possibilidade de cada igreja.
Debhora Elisamar G. S. Silva
Educadora - UFMBB - Rio de Janeiro - RJ
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Juliana Olivencia