ALGUMAS IDÉIAS MINISTÉRIO INFANTIL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

É muito importante que a criança esteja envolvida em atividades que lhe estimulem a criatividade e o potencial de aprendizado, para que assimilem valores como adoração, companheirismo, educação, reverência, entre outros. Para isso, faz-se necessário a existência de um departamento especializado em elaborar tais atividades que orientem as crianças nos caminhos de Deus.
Este MINISTERIO procura, também, conscientizar a todos sobre a responsabilidade de exercer uma influência positiva sobre as crianças, pois estas extraem significados de todas as suas experiências.
O MINISTERIO Infantil é responsável pela realização das atividades da escola sabatina para as crianças e adolescentes da igreja, sendo estes divididos pelas seguintes classes, conforme a idade:
Jardim - 03 a 05 anos
Primários -06 a 08 anos
Juvenis - 09 a 11 anos
Adolescentes - 12 a 14 anos

No MINISTERIO Infantil as crianças oram, cantam, ouvem histórias e revisam a lição da semana.

Objetivo:
O nosso objetivo é educar as crianças no caminho de Jesus Cristo, é ensinar a Bíblia – a Palavra de Deus. Embora haja várias atividades dentro do mesmo, o seu objetivo principal é alcançar um maior número de crianças com o ensino bíblico fundamental, tendo como alvo a salvação de cada um de seus alunos, o crescimento espiritual, o envolvimento com o serviço cristão e a obra missionária.

Funcionamento do Departamento Infantil :
O MINISTERIO Infantil funciona de várias maneiras.Apresentamos algumas sugestões importantes para o desempenho de suas atividades :
- Organizar
- Planejar
- Administrar
- Executar

Um grande erro tem sido administrar coisas não organizadas.

Planejamento:
Embora o MINISTERIO Infantil seja um dos mais importantes departamentos da Escola Dominical, muitos não têm dado devido valor ao seu funcionamento e suas propostas de trabalho. Haja visto, não se ter planejado um local físico adequado, com as devidas acomodações para seus alunos.
Em muitos lugares, o MINISTERIO Infantil é fraco devido:
- Má administração.
- Falta de espaço.
- Professores não comprometidos.
- Falta de planejamento.
- Má divisão da faixa etária.
- Currículo não equilibrado e planejado.
- Falta de cooperação e participação dos pais.
- Falta de material didático.
- Falta de treinamento.
- Falta de recursos financeiros.

Todas essas coisas tem sido um problema e tem atrapalhado o desenvolvimento ministerial e espiritual das crianças.

Currículo:
O que ensinar as crianças?
A primeira responsabilidade do professor do MINISTERIO Infantil é verificar se cada aluno já tem experiência da salvação. Com muita oração e amor os alunos devem ser evangelizados, mostrando-lhes que ser apenas filho de crente não traz filiação à família de Deus. (Jo1:12-13)
Os salvos devem aprender a viver a vida cristã e na classe da Escola Bíblica Sabatina poderão receber instruções práticas, a saber:
- Certeza da Salvação.
- Confissão de pecados.
- Amor pela Palavra de Deus.
- Vida Vitoriosa.
- Vida de Oração.
- Vida Consagrada.
- Desejo de Testemunhar Jesus a outros.
- Amor pela Obra Missionária.

Eventos Especiais:
A Dinâmica do MINISTERIO Infantil será caracterizada pelo bom funcionamento e pela criatividade em suas áreas quanto às propostas para os eventos especiais. O Departamento Infantil deve planejar suas atividades, colocando eventos especiais que venham mesclar o programa. Estas reuniões darão segmento ao programa de ensino, e fortalecerão as crianças em suas situações dentro da Igreja e na sociedade.
O MINISTERIO Infantil, não pode estar alienado das datas da denominação da Igreja local, e também das demais datas importantes do calendário secular. É necessário estabelecer uma estratégia prática para a execução destas atividades.

Sugestões para os eventos especiais:
Mês/Eventos
Janeiro:
- Novos alunos
- EBF
- Evangelismo nas ruas / praias

Fevereiro
- Igreja
- Evangelismo pessoal
- Ministério em Escolas Públicas

Março
- Acampamento de crianças

Abril
- Índios
- Ênfase Missionária.
- Páscoa.

Maio
- Lar.
- Missões
- Dia das Mães

Junho
- Atividade junto à comunidade
- Visita a hospitais, creches, orfanatos, prefeitura e delegacia.

Julho
- Classe nos lares.

Agosto
- EBF Agosto
- Dia dos Pais
- Concertos musicais.

Setembro
- Pátria
- Missões ( Brasil e Exterior )

Outubro
- Dia das Crianças
- Campanhas evangelísticas
- Encontro de crianças / picnics
- Programações no bairro
- Dia do Professor.

Novembro
- Dia do Pastor

Dezembro
- Dia da Bíblia
- Natal

É possível criar, também, dentro do Centro de Interesses, uma oficina onde as crianças poderão participar de atividades específicas de uma forma vibrante.

Sugestões para oficinas:
- Música
- Banda Rítmica
- Pintura
- Bordados
- Artesanatos em madeira, couro, papel e papelão.

Material Didático:
O MINISTERIO Infantil deve ter um espaço para o funcionamento de uma biblioteca, pinacoteca e oficina pedagógica, material didático e seus acessórios para os trabalhos manuais.

Conclusão:
O MINISTERIO Infantil é um dos mais importantes departamentos da Escola Dominical em sua estrutura, alcance e realização. Isto poderá ser uma realidade quando a liderança tem consciência de suas responsabilidades com relação ao seu papel de trabalho entre aluno – professor – ensino - programa.
Nossas igrejas devem ser motivadas para avaliar e investir no MINISTERIO Infantil, embora o preço seja alto. Mas, os resultados são eternos.
É necessário que avaliemos nossas prioridades, nossos alvos, nossos métodos e nossos preconceitos. Devemos fazer um exame minucioso em nosso processo didático de atividades e, se necessário, mudanças, para que possamos alcançar nossas metas estabelecidas no MINISTERIO infantil.
É importante lembrar que o MINISTERIO infantil torna-se uma agência evangelizadora e, também, modelo junto à sociedade.
Que o Senhor nosso Deus possa usar o MINISTERIO Infantil para Sua própria Honra e Glória e para o crescimento da Igreja – corpo de Cristo.
“ Não fostes vós que me escolhestes a mim;pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos,e o vosso fruto permaneça: a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome,Ele vô-lo conceda.” Jo 15:16

16 comentários:

  1. PARABENS PRECISAMOS DE MAIS INTERESSE NESTA AREA....

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Juliana!
    Que benção seus blogs!
    Veja se pode me ajudar.
    Preciso de materiais na internet que me ajudem a estruturar o departamento infantil da minha igreja exatamente dentro do que foi proposto em seu post acima. Há algum site que contenha essas instruções de estruturação?
    Que Deus te abençoe!
    Gabriela Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Que Deus continue abençoando seu trabalho....é muito difícil achar idéias assim na Net! Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Esse site é uma benção, parabens.
    Que o Senhor continue abençoando.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito e atual em qualquer tempo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por me dar novas idéias que Jesus te abençoe

    ResponderExcluir
  7. bom dia JULIANA que o AMOR DE DEUS a cada dia floreça no teu coração,muito bom esse planejamento,mas tenho um problema,eu e minha esposa já fomos lideres do DEPARTAMENTO INFANTIL de nossa igreja porem hj esse ministerio esta um pouco abandonado e sem uma direção por ter sido entregue a pessoas sem compromisso com a palavra de DEUS,mas resumindo foi oferecido de novo esse ministerio á nós devido a situação que se encontra hj com uma nova reestruturação e uma nova diretoria ministerial e por alguns pais nos cobrarem para voltarmos a esse ministerio ,que para trabalhar com criança o AMOR é a principal caracteristica desse ministerio,nossa igreja esta muito limitada com relação á esse ministerio por quase não haver crianças na nossa igreja,e esse fator desmotiva muitas pessoas que gostariam de estar ajudando ,mas á mim não quero voltar adar aula a muitas crianças pois creio que esse ministerio O SENHOR me honrará e nossa igreja voltara a ser uma referencia nesse encino.Oque vc me sugere como planejamento inicial afim de resgatar esse trabalho,e se vc me indicaria algum material didatico obrigado

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Juliana, Parabens pelo trabalho que você faz,eu vi que é uma bençao, gostei muito mesmo, meu nome e Marcela Neves, estou no 3ºPer. de pedagogia e tambem sou lider do ministerio infantil a pouco tempo já tenho um nome do ministerio (Soldados da Luz)mas quero mudar , pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor! Eu fiquei muito feliz ao encontrar esse blog tão abençoado por Deus! Iniciei agora nesse trabalho tão árduo, porém, tão gratificante, e aqui encontrei um rico material para utilizar com nossas crianças. Muito obrigada e parabéns pelo trabalho..
    Nosso endereço é:
    http://geracaodesamuelminacu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. muito bom,continue assim,estou aprendendo muito com vc....bjs

    ResponderExcluir
  11. Acredito que ajudará muitas pessoas.Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. sou catolica mais fiz uma pesquza neste site e gostei

    ResponderExcluir
  13. fiquei muito feliz com suas postagens tive varias ideias para trabalhar com as crianças

    ResponderExcluir
  14. parabéns, que o senhor Jesus continue abençoando este trabalho.

    ResponderExcluir

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia