ORGANIZE O CONSELHO PELA NÃO VIOLÊNCIA EM SUA ESCOLA


A violência está crescendo em nosso país e em nossa vida, manifestando-se em diversas formas: física, econômica, racial, psicológica, religiosa e pessoal, como no isolamento, na falta de comunicação, resignação e sem-sentido. A violência não somente se instalou no poder e nas ruas, mas também no interior de cada indivíduo, nas relações de família, amizade, no trabalho, escolas e universidades.

A POLÍTICA E A ECONOMIA EM MÃOS DE UM SISITEMA PERVERSO GERAM VIOLÊNCIA.

A FALTA DE COMUNICAÇÃO GERA VIOLÊNCIA.

O ISOLAMENTO GERA VIOLÊNCIA.

A violência é portanto pessoal e social sendo então um problema de todos.

Nossa proposta é levar a Campanha pela Não-Violência para as escolas de nosso bairro, esta campanha que vem crescendo e tomando força já em diversos países nos cinco continentes. Povos de diferentes culturas estão se unindo num projeto de verdadeira transformação social, que parte das pessoas comuns, das pessoas que se organizam em bairros, se organizam em escolas, mostrando que é possível sim a realização de ações que façam a situação de violência retroceder.

Os conselhos pela não-violência se organizam em pequenos grupos que se reúnem para realização de oficinas e elaboração de propostas de mudança. O primeiro passo é a formação dos orientadores, que formarão os núcleos impulsionadores do projeto.

Esta campanha está baseada na Metodologia da Não-Violência Ativa, proposta por Ghandi, Martin Luther King e Silo, metodologia esta que deu origem ao Movimento Humanista na década de 70, desde então, humanistas de diversos países aperfeiçoaram esta metodologia que associa o auto-conhecimento com a conhecimento dos problemas sociais, fazendo uma relação dos problemas pessoais com os problemas sociais e abrindo o diálogo entre os membros das comunidades, possibilitando a realização do trabalho conjunto pelas melhorias de um tipo de vida que não nos interessa mais.

Entre em contato para que façamos uma visita à sua Escola e possamos juntos fazer crescer ainda mais este lindo projeto.

Ana Paula P. Souza (Pedagoga e Orientadora do Movimento Humanista)
e-mail: anaphumanista@yahoo.com.br
tel.: (21) 3087- 4741 / 8785-0357

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia