O QUE É ECOLOGIA?

Nenhum ser vive isoladamente. No mundo natural, tudo se relaciona. As plantas, os animais e as condições climáticas estão em movimento e a ação de cada um interfere na existência do outro.
O estudo dessas relações chama-se ecologia. Os ecologistas trabalham para descobrir como os animais, plantas e quaisquer microrganismos se ajustam no ambiente onde vivem e como interagem entre si.


ORIGEM

Ecologia é uma palavra com origem no grego. "Eco" (oikos) significa "casa" e por extensão "o local onde se vive". "Logia" vem de "logos", que significa "estudo, reflexão".

É portanto a ciência que estuda as relações entre o ser vivo e o seu meio ambiente, ou um local onde se vive. É o estudo de um grupo territorial natural, ou conjunto de suas relações com o meio geográfico e as condições de sobrevivência.
O primeiro a utilizar o termo "ecologia" foi o cientista alemão Ernst Haeckel, em 1869, para designar a parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, além da distribuição e abundância dos seres vivos no planeta.
Fonte: São Caetano VIVA - Projeto de Educação Ambiental



0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia