AULA EBD - JESUS E OS SEGREDOS DE FAMÍLIA

Jesus veio para servir desde criança!
SERVIÇO - Servimos ao obedecer e ajudar, como Jesus fez
VERSO PARA MEMORIZAR “O Filho do homem... não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos.” Mateus 20:28.

TEXTOS DE REFERÊNCIA Lucas 2:51 e 52 (Isaías 53:7-12);

OBJETIVOS - Saber que servimos a Deus quando servimos o nosso próximo. - Sentir-se comprometido a fazer seu melhor ao servir. - Responder ajudando outros de boa vontade.

MENSAGEM CENTRAL
SERVIMOS A DEUS QUANDO SERVIMOS O NOSSO PRÓXIMO

Resumo da história bíblica:
Jesus passa os anos da sua infância em Seu lar em Nazaré. Ele obedece Seus pais e participa das responsabilidades do lar. Cresce física e intelectualmente e é amado por Deus, por Sua família e Sua comunidade. Na oficina de carpintaria do Seu pai, Ele aprende a fazer o trabalho da melhor maneira possível, e a servir bem os outros.

Enriquecimento:
Dentre os escritores dos Evangelhos, somente Lucas relata alguma coisa sobre a infância de Jesus. Ele diz que Jesus era “sujeito” ou obediente a Seus pais. “Durante dezoito anos antes de deixar Seu lar, Jesus compreendeu que era o Filho de Deus, no entanto durante esses dezoito anos permaneceu obediente como um filho àqueles que eram Seus tutores terrestres.

Como Filho de Deus, Ele poderia ter-Se considerado isento da jurisdição paterna, mas como exemplo para todos os jovens Ele foi ‘obediente’ a Seus pais humanos... Durante esses dezoito anos Jesus Se tornou conhecido como ‘o carpinteiro’ de Nazaré (Marcos 6:3) e ‘o filho do carpinteiro’ (Mateus 13:55).
“Em algum momento durante esses dezoito anos, José morreu, pois no fim deste período de tempo a oficina é mencionada como ‘a carpintaria que fora de José’.

Lucas 2:51 é o último texto bíblico que faz menção indireta de José na narrativa da vida de Cristo. “Para adequada compreensão de como Cristo enfrentou os problemas da vida é importante reconhecer que Ele não nasceu, nem foi dotado de maneira sobrenatural, com conhecimento, entendimento e sabedoria — Ele ‘cresceu’, ou ‘desenvolveu’ sabedoria.” — The SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 711.

Esta Lição bíblica enfoca o Serviço:

Assim como Jesus em Seus dias serviu as pessoas de muitas maneiras, essenciais e insignificantes, nós podemos servir as pessoas em nossos dias procurando satisfazer muitas das suas necessidades. Ao fazermos o nosso melhor no serviço, revelaremos Deus aos outros.

Explorando o Texto Bíblico
Examine os textos abaixo...
Mateus 4:23 e 24 (curou, ajudou, mostrou misericórdia para com os doentes).
Mateus 6:5-13 (ensinou os discípulos a orar).
Lucas 19:1-9 (comeu com pecadores).
Mateus 19:13-15 (recebeu bem as crianças e tratou-as com amor)
Lucas 15 (contou histórias que ajudavam as pessoas a entenderem Sua mensagem).
João 4:1-10 (conversou com pessoas rejeitadas).

Analisando de que maneiras você encontrou Jesus sendo bondoso para com as pessoas?
Que espécie de coisas, não tão dramáticas como os milagres, Jesus fez para as pessoas?
Nós não realizamos milagres, mas podemos ajudar as pessoas de muitas maneiras diferentes.
Quais são algumas das maneiras pelas quais podemos servir outros como Jesus serviu?
Lembrem-se de que SERVIMOS A DEUS QUANDO SERVIMOS O NOSSO PRÓXIMO.

Adulto...
De que maneiras meu filho/aluno te vê vivendo o exemplo de Jesus ao fazer por eles, em casa / na classe, o melhor que podes?
créditos: www.advir.com

1 comentários:

  1. juçiana estou conhecendo este seu trabalho agora e quanto mais vejo mais me apaixono por tudo parabéns vc é abençoada

    ResponderExcluir

Seu comentário contribuirá muito para a continuidade deste trabalho.
Obrigado!!!

Juliana Olivencia